É Bom Pra Quê?

07/10/2015 01:40 - Atualizado em 09/12/2016 10:21

Confira 5 benefícios da cenoura que vão além do bronzeado

Crua ou cozida, a hortaliça melhora a digestão, a pele e a saúde dos olhos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Os benefícios da cenoura vão muito além daquela força no bronzeado para o verão. Entre as vantagens de seu consumo, estão a prevenção de doenças graves, como o câncer, e a promoção da saciedade e do bom funcionamento digestivo.

As maravilhas propiciadas pela cenoura são excelentes notícias, já que ela é um dos vegetais mais cultivados em todo o mundo. Pode ser consumida crua ou cozida, e as possibilidades de preparo são inúmeras.

beneficios da cenoura

5 benefícios da cenoura

Confira abaixo as principais vantagens de incluir esse vegetal no seu dia a dia:

1. Ajuda a prevenir o câncer

A cenoura tem altos índices de antioxidantes, que ajudam a reduzir o risco da ocorrência dos tumores malignos. Pesquisas mostram que o vegetal pode atuar na prevenção dos três tipos mais frequentes de câncer: cólon, mama e pulmão.

2. Melhora a digestão

Ainda como um dos grandes benefícios da cenoura está a capacidade de ajudar na digestão. O vegetal é uma boa fonte de fibras, que são fundamentais para manter o sistema digestivo funcionando da maneira correta. Como a cenoura promove logo a sensação de saciedade, ela também ajuda a comer menos.

3. Colabora para a saúde dos olhos

Rica em betacaroteno, que se converte em vitamina A no organismo, ela acaba sendo um ótimo alimento para promover a saúde dos olhos. Também contribui com a melhora da visão à noite e atua na prevenção de doenças oculares associadas à idade, como a degeneração macular e a catarata.

4. Retarda envelhecimento da pele

A vitamina A do vegetal auxilia a pele a se livrar das células que sofrem danos e regenera as novas. A substância também é responsável por proteger a pele dos raios ultravioleta, altamente prejudiciais, além de retardar o envelhecimento, prevenir a acne, hidratar a pele seca e conferir uma melhor aparência.

5. Faz bem para o coração

A redução de 32% do risco de doenças coronárias é um dos benefícios da cenoura, segundo pesquisa de 2011 da universidade holandesa de Wageningen. Outro estudo, que acompanhou pessoas de idade avançada, indica que aqueles que comeram o equivalente a uma xícara de cenouras ou abóboras por dia reduziram em 60% as chances de desenvolver uma doença do coração.

Saiba Mais
Estudo: pizza e cenoura provocam mesma sensação de conforto
Aprenda a fazer um suco de abacaxi com cenoura e hortelã
Aprenda a fazer bolo de cenoura sem glúten

Emagreça com saúde

Se você ainda tem dúvidas sobre as propriedades da cenoura, saiba que ela tem poucas calorias e pode fazer parte do seu cardápio sem peso na consciência.

Mas atenção: a cenoura deve integrar uma dieta completa e equilibrada. O mais importante é que as refeições contemplem todos os nutrientes dos quais o organismo precisa. Assim, lembre-se de consultar um nutricionista para compor o seu cardápio diário e manter a saúde em dia.

E aí, gostou de ficar sabendo todos os benefícios da cenoura? Que tal aprender algumas receitas com o vegetal? Não esqueça de comentar e compartilhar nas redes sociais o que você achou deste artigo! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
vitamina A
betacaroteno
dieta
fibras

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ