É Bom Pra Quê?

17/02/2016 01:00 - Atualizado em 05/12/2016 03:45

Comidas apimentadas emagrecem e fazem você viver mais

Os poderes antioxidante e anti-inflamatório melhoram a saúde e aceleram o metabolismo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você adora sabores picantes, uma boa notícia: o hábito de consumir comidas apimentadas pode ser mais saudável do que você imagina. Seja na gastronomia mexicana, indiana ou mesmo brasileira, o mix de temperos pode dar uma força extra ao organismo.

Estudos diversos relacionam o consumo de pratos apimentados com benefícios para a saúde. Confira a seguir os motivos para usar esses condimentos nas suas receitas.

mulher come comidas apimentadas

Por que comer receitas apimentadas

Um estudo publicado no periódico British Medical Journal aponta que consumir comidas apimentadas moderada e diariamente pode aumentar a expectativa de vida em até 14%. A relação com a longevidade ocorre pela propriedade anti-inflamatória e pelo poder antioxidante das especiarias, que controlam a ação dos radicais livres na degeneração das células.

O mesmo estudo revela que adeptos do consumo regular de pimenta teriam, ainda, um risco menor de desenvolver diversos tipos de câncer, doenças de coração e problemas respiratórios.

Outra pesquisa que analisou os pontos positivos das receitas apimentadas foi publicada na revista Obesity Reviews. Ela indica que a capsaicina, substância presente nas pimentas, acelera o metabolismo. Assim, o organismo queima a glicose e evita o acúmulo de gordura no corpo. Além disso, o tempero contribui para uma melhor digestão, pois estimula a secreção do suco gástrico.

Por outro lado, as receitas muito apimentadas não servem para quem lida com úlceras ou patologias digestivas. Quando consumidas em excesso, podem causar colite ulcerosa e outras doenças inflamatórias do intestino grosso.

Vale lembrar que a pimenta não faz milagres para conquistar mais longevidade ou prevenir doenças. Para isso, ela deve fazer parte de um conjunto de hábitos saudáveis, mantidos diariamente.

chilli apimentadas

Experimente: Receita de chilli com carne

Ingredientes:

- 200g de bacon cortado em cubinhos

- 1kg de carne moída

- 1kg de feijão cozido e temperado com pouco caldo

- 1 cebola picada

- 3 dentes de alho picados

- 1 pimentão vermelho sem sementes picado

- 1 colher de chá de cominho

- 3 colheres de sopa de orégano

- 2 pacotes de molho de tomate

- Pimenta dedo-de-moça ou malagueta picada a gosto

- Sal a gosto

- Queijo parmesão ralado a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma panela grande, frite o bacon até dourar. Reserve. Na mesma panela, aproveitando a gordura, coloque a cebola, o alho e o pimentão e refogue por cinco minutos, mexendo sempre. Acrescente a carne moída, o cominho e o orégano e refogue até a carne começar a soltar água e ficar levemente cozida.

Em uma vasilha, amasse o feijão. Misture o bacon incorpore tudo à carne. Acrescente o molho de tomate e deixe cozinhando em fogo baixo por cerca de dez minutos, mexendo sempre.

Prove e acerte o sal. Vá colocando a pimenta aos poucos e experimentando até ficar do seu gosto. Não exagere! Quando a carne estiver bem cozida e o molho, apurado, apague o fogo e deixe descansar por 15 minutos. É importante dar esse tempo para que o prato ganhe sabor. Antes de servir, polvilhe o parmesão ralado.

Você gosta de comidas apimentadas? Conhece outras receitas? Deixe um comentário! E continue acompanhando as dicas de alimentação do Vivo Mais Saudável.

TAGS
termogênico
dieta
longevidade
capsaicina

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ