É Bom Pra Quê?

12/06/2014 09:00 - Atualizado em 06/12/2016 04:56

Chia emagrece e reduz gordura localizada, além de prevenir o envelhecimento

Planta da família da menta e do linho, chia oferece diversos benefícios à saúde.

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Redação

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A chia é uma planta da família da menta e do linho, cuja semente oferece diversos benefícios para a saúde. Os efeitos que geram maior interesse são o emagrecimento e a queima de gordura localizada. Mas as virtudes dessa pequena semente vão muito além de diminuir medidas

chia emagrece

Foto: Shutterstock

O que é a chia?

O perfil nutricional da chia é impressionante: cálcio, manganês, fósforo e ômega 3, todos importantes para a saúde. O cálcio e o manganês são bons para os ossos e dentes, o fósforo age na fabricação de células e tecidos, e o ômega 3 é ótimo para a saúde do coração e do cérebro. A chia também possui grande quantidade de fibras, auxiliando no funcionamento do intestino, órgão que pode ser um problema para muitas pessoas.

Para quem tem diabetes (ou quer evitá-la), a chia também é uma boa companheira. Ela ajuda a estabilizar o açúcar do sangue, diminuindo a velocidade em que a glicose entra na corrente sanguínea, além de aumentar a sensibilidade à insulina.

Chia contra a barriguinha

E falando em insulina, a gordura da barriga está diretamente associada a esse hormônio. Ou seja, quanto menor a quantidade de insulina, menor a quantidade de gordurinhas na famosa “pochete”. Quer mais? A alta quantidade de fibras que essa semente possui e o fato de ela virar um gel ao entrar em contato com água auxiliam na sensação de saciedade, o que se constitui em uma mãozinha extra no emagrecimento.

Como se não bastassem todos esses benefícios, a chia ainda age no antienvelhecimento. Isto mesmo: ela contém antioxidantes, que combatem os grande causadores do envelhecimento, conhecidos como radicais livres. Entre os principais antioxidantes encontrados na chia, estão os famosos flavonoides, que previnem algumas doenças cardiovasculares e cânceres.  

Como comer as sementes de chia?

Outra grande vantagem da chia é a facilidade de preparo e consumo. Ao contrário de algumas sementes, como o linho, ela pode ser consumida inteira ou moída, já que não perde suas características, e o estômago as digere facilmente. Algumas dicas de consumo: junto com o iogurte ou vitamina, no sanduíche, na salada ou num prato de frutas.

E como a chia não tem gosto, pode-se adicioná-la a qualquer prato. Você que tem filhos pequenos já deve estar pensando: sim, é uma ótima forma de acrescentar alimentos saudáveis na nutrição dos pequenos sem grandes “protestos”. Dessa forma, fica mais fácil educá-los sobre os benefícios dos alimentos naturais.

Chia ajuda a dormir melhor

A chia contém altas quantidades de triptofano, que é um aminoácido precursor da serotonina. Sim, você já ouviu falar na serotonina, o chamado “hormônio da felicidade”. Ela regula o humor e o sono. E quem não quer dormir mais facilmente e ser feliz?

Então não perca tempo: a semente de chia pode ser facilmente encontrada em mercados, e seu preço é bem variado. Antes de comprar, lembre-se: ela é saudável, mas não milagrosa. Você também deve fazer sua parte e incluir a chia na sua dieta diariamente, além de regular o resto da alimentação de forma balanceada. Ou seja, não adianta exagerar nos doces e gorduras e querer que a chia resolva tudo.

Quem já testou os benefícios da chia, conte para a gente! 

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