É Bom Pra Quê?

01/04/2015 10:25 - Atualizado em 08/12/2016 02:37

Chás digestivos aliviam os sintomas de várias doenças

Os chás são poderosos aliados da saúde, mas devem ser consumidos com moderação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma xícara de chá quentinho, além de confortar, pode trazer vários benefícios para o corpo. Quem tem problemas de digestão, especialmente, deve usufruir da bebida como uma alternativa para controlar melhor o funcionamento do organismo.

O chá verde e outras infusões de ervas podem facilitar a o processo digestivo e limitar efeitos negativos como gases e dor de estômago. Além disso, por serem preparados unicamente pela fusão de água e ervas, os chás digestivos aceleram o metabolismo, combatem o inchaço e causam sensação de saciedade.

Cada erva possui diferentes propriedades que podem ajudar, também, a combater enfermidades. Os chás digestivos são capazes de atenuar os sintomas de males como prisão de ventre, síndrome do intestino irritável, cólicas abdominais, resfriados e até mesmo asma. Conheça os melhores.

chas digestivos

Conheça os melhores chás digestivos

Confira abaixo os chás mais indicados para consumo e seus respectivos benefícios. Na hora de preparar, lembre-se: coloque a água para ferver e, assim que surgirem as primeiras bolhas de ar, antes de começar o verdadeiro processo de ebulição, apague o fogo. Depois, acrescente a erva e abafe por dois ou três minutos para, então, coar e beber.

Chá verde

O chá verde é benéfico para a digestão e contém substâncias chamadas polifenóis. Elas favorecem o sistema digestivo, estimulando as secreções gástricas. Ajuda a desinchar, desintoxicar e acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gordura.

Chá de boldo

O chá de boldo é indicado para aliviar o mal-estar estomacal. Esse é o chá ideal para quando você estiver sentindo cólicas ou dores de estômago, pois tem efeito calmante sobre a flora intestinal. Ajuda, também, a atenuar os efeitos negativos do excesso de bebida alcoólica e da azia.

Chá de hortelã

O mentol, principal componente do chá de hortelã, contém propriedades que auxiliam no tratamento da síndrome do intestino irritável. Outros benefícios são o controle do estresse e, até mesmo, dos sintomas de asma leve.

Chá de camomila

O chá de camomila é popular no combate a resfriados, sinusites e inflamações nasais. Isso porque a camomila contém substâncias que estimulam a cicatrização, além de ser um calmante natural.

Chá de hibisco

Para quem quer emagrecer, o chá de hibisco é superindicado. Ele contém substâncias potentes que aceleram o metabolismo, estimulando a queima de gordura. Além disso, suas propriedades são aliadas da saúde: ajudam a evitar o surgimento de diabetes tipo 2 e diminui os níveis de colesterol.

Cuidados em relação aos chás

Engana-se quem pensa que, por apresentarem benefícios à saúde, os chás digestivos podem ser consumidos à vontade. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% da população utiliza chás ou remédios naturais, usufruindo da medicina popular para tratar doenças ou perder peso. A questão é: como saber quando o chá é consumido em excesso?

Uma dica é variar o consumo das ervas, evitar infusões muito concentradas e limitar a ingestão a uma ou duas xícaras por dia, no máximo. É preciso prestar muita atenção, também, às contraindicações: gestantes devem consultar o médico antes de consumirem chás digestivos, pois plantas como a camomila podem ter efeito abortivo.

Pessoas que tomem medicação regularmente também devem pedir orientações aos especialistas antes de consumirem ervas. O chá de menta, por exemplo, pode ser prejudicial para quem sofre de refluxo ou para quem toma remédios para diabetes e pressão alta.

Gostou das dicas de chás digestivos? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
chá
digestão
emagrecimento
cólicas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ