É Bom Pra Quê?

25/06/2014 09:00 - Atualizado em 01/12/2016 09:19

Chá verde emagrece? Conheça os benefícios para sua dieta

Chá verde emagrece quando consumido em conjunto com exercícios e dieta saudável.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A busca por um corpo perfeito começa com a busca por informações. É conhecendo os exercícios e alimentos mais adequados para você que se inicia uma mudança de hábito. Mas quem vai por esse caminho se depara com muitos mitos e dúvidas. Uma das questões recorrentes: o chá verde emagrece? Vamos descobrir agora se vale a pena incluir essa bebida na sua dieta.

Chá verde emagrece, mas não é mágico

Foto: Shutterstock Foto: Shutterstock

Antes de responder essa pergunta, é necessário lembrar que não existe fórmula mágica para perder peso. Quanto mais equilibrada for a rotina de uma pessoa – sem excessos para mais e para menos –, mais saudável ela será.

Voltando à questão: o chá verde emagrece, sim, mas com algumas ressalvas. Incluí-lo na sua dieta pode ser uma excelente ideia, porém, em pequena quantidade e sozinho, não vai ter quase nenhum efeito. Por outro lado, atenção: se você consumir demais, pode ser prejudicial.

Benefícios do chá verde

Primeiro, vamos ao que o chá verde tem de bom. Quando você consome alimentos com gordura, ela se transforma em triglicerídeos, que são transportados para o resto do organismo pela corrente sanguínea. Eles são importantes para prover energia, mas, em excesso, podem causar obesidade.

O chá verde tem grande quantidade de polifenóis, que ativam uma enzima que dissolve esses triglicerídeos, diminuindo a gordura no corpo caso você consuma chá verde com regularidade. Se você pratica exercícios regularmente, como os polifenóis vão estimular suas células musculares e fígados a usar mais ácidos graxos, o consumo de carboidratos será mais lento. Isso quer dizer que você poderá se exercitar por mais tempo, podendo queimar mais calorias do que o normal.

O chá verde também possui um flavonoide chamado catequina, que tem ação antioxidante. Com isso, ajuda a reduzir a glicose no sangue e a retenção de lipídios no organismo e auxilia na perda de peso.

Por essas duas razões, pode-se dizer que chá verde emagrece, mas não adianta lhe atribuir qualidades paranormais. A verdade é que essa bebida pode ser uma aliada da dieta saudável e da busca pelo peso ideal, e não o segredo para uma rápida perda de peso.

Evite o excesso

Não pense que, tomando chá verde, você terá uma queda de peso acelerada. A queima de gorduras que ele estimula não contribui para um emagrecimento muito rápido, a não ser que sejam tomadas várias doses diárias do chá. Aí que mora o problema, pois haveria excesso de catequina na corrente sanguínea. Isso é péssimo, sobretudo para pacientes diabéticos, já que levaria a um aumento de resistência à insulina.

Como o chá verde também possui cafeína, o abuso leva a um aumento de pressão arterial, situação de risco para hipertensos, gestantes ou lactantes. O consumo exagerado da bebida também pode causar sintomas como taquicardia, náusea, dor de cabeça e problemas gastrointestinais.

Recomendações para o consumo

Além de evitar o consumo em excesso, procure não ingerir junto com refeições, principalmente as ricas em ferro, pois o tanino do chá verde pode atrapalhar a sua absorção. Procure não tomar depois das 17h, pois, devido ao efeito estimulante da cafeína, pode prejudicar o sono.

Seja como for, substitua aquela bebida mais calórica pelo chá verde, sem abusar, e lembre-se da premissa da rotina equilibrada: sem abusos e sem sedentarismo. Ou seja, aliado a uma prática regular de exercícios físicos e a uma dieta saudável e balanceada, o chá verde emagrece, sim.

Gostou do artigo ? Deixe seu comentário! 

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ