É Bom Pra Quê?

23/03/2016 12:00 - Atualizado em 03/12/2016 12:26

Chá de dente-de-leão ajuda a eliminar acne e gordura

A bebida é diurética e atua no combate a cravos e espinhas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se você faz a linha natureba, certamente já pesquisou sobre os benefícios que alimentos e substâncias naturais causam ao organismo. Alguns, inclusive, possuem efeitos similares a compostos produzidos em laboratório. O chá de dente-de-leão, por exemplo, ajuda a eliminar a gordura corporal e a combater a acne.

Claro que, sozinha, a infusão da planta não faz milagres. Ainda assim, estudos indicam que, aliada a hábitos saudáveis, ela pode, sim, ajudar a combater problemas. Saiba mais a seguir.

garota lê e toma chá de dente-de-leão

Dente-de-leão X acne e gordura

Planta nativa do hemisfério Norte, o dente-de-leão, também conhecido como escarola selvagem, é considerado por muitos uma erva daninha, tamanha é a sua facilidade em se disseminar.

Embora quem goste de um gramado bem cuidado e bonito possa ver a planta com maus olhos, em relação aos benefícios à saúde humana ela não tem nada de daninha. Tanto no combate a cravos e espinhas quanto no processo de emagrecimento, ela pode ser aliada.

O chá de dente-de-leão é diurético, estimulante, antioxidante e ajuda na desintoxicação do organismo. Estas quatro propriedades o tornam um bom tratamento contra a acne.

Segundo a dermatologista Claudia Marçal, o surgimento das espinhas está, quase sempre, associado à formação de muita queratina, que acaba por obstruir o folículo piloso, o que é mais agravado por infecções microbianas. Nesse sentido, o sumo da erva ajuda a regular a secreção de hormônios, através do suor e também da urina.

A seiva do dente-de-leão, se aplicada externamente sobre a acne, pode inibir esse tipo de infecção. E os mesmos fatores que levam a isso também ajudam na perda de pesoA urina, como se sabe, contém até 4% de gorduras. Assim, no ato de urinar, elimina-se esse percentual. A erva, sendo um diurético, promove a micção e ajuda no combate àqueles quilinhos a mais.

Outros 3 benefícios da escarola selvagem

O dente-de-leão também pode ajudar a saúde de outras formas. Confira mais três benefícios da planta.

Bom para os ossos

Rica em cálcio, mineral que é essencial para o crescimento e a resistência dos ossos, a planta também é uma boa fonte de antioxidantes, como a vitamina C e a luteolina, que protegem de danos ósseos relacionados à idade, como o enfraquecimento e perda de densidade.

Bom para o fígado

A erva pode atuar contra problemas hepáticos, pois seus antioxidantes mantêm o órgão funcionando bem, protegendo-o do envelhecimento e de hemorragias, além de agir no fluxo da bile.

Ideal para diabéticos

A planta ajuda a estimular a produção de insulina pelo pâncreas e, assim, controlar o nível de açúcar no sangue. Sua propriedade diurética faz com que os pacientes diabéticos urinem com frequência, ajudando a remover do corpo o excesso da substância.

Gostou de saber um pouco mais sobre o dente-de-leão? Então aproveite para compartilhar o artigo com seus seguidores nas redes sociais! E não se esqueça de conferir outras novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
infecções
escarola selvagem
fígado
diabetes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ