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08/12/2015 09:10 - Atualizado em 02/01/2017 01:18

Chá de cavalinha é um poderoso aliado da dieta saudável

Com ação diurética e desintoxicante, a erva estimula a queima de calorias e elimina a retenção de líquidos.

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Redação

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Muitas plantas medicinais são utilizadas para melhorar a saúde e conquistar resultados de perda de peso. Uma delas é a cavalinha, que possui efeitos comprovados principalmente para o emagrecimento, pois ajuda a queimar as gorduras e a eliminar o inchaço do corpo.

Entre as propriedades da erva, destacam-se as funções adstringente, diurética, anti-inflamatória e desintoxicante, que são capazes de tratar e até mesmo prevenir diversos problemas de saúde.

loira bebendo chá de cavalinha

Principais benefícios da cavalinha

A cavalinha promove a aceleração do metabolismo, o que potencializa a queima de calorias e resulta na perda de peso e de medidas. Além disso, possui ação diurética, que ajuda a diminuir a retenção de líquidos e as toxinas do corpo, combatendo o inchaço e a sensação de cansaço.

Ela também possui função adstringente, anti-inflamatória e desintoxicante. Como é fonte de potássio e cálcio, a planta também contribui para a saúde dos ossos e para a ativação da circulação sanguínea, que, junto com a função antioxidante da erva, acaba produzindo uma melhora significativa no aspecto da pele com celulite.

O chá de cavalinha ainda pode ser utilizado como remédio natural para tratar diversos problemas de saúde, como dores de cabeça, febre, cistite, pressão alta, osteoporose, reumatismo, anemia, menstruação excessiva, estresse, ansiedade, úlcera e cálculos nos rins e na vesícula.

Devido à ação adstringente e à presença de sílica na sua composição, a planta contribui para a reparação da pele e para o crescimento dos cabelos e das unhas. Também auxilia na redução da oleosidade da derme e no combate à acne, além de estimular a produção de colágeno, melhorando a elasticidade e combatendo a flacidez.

Como consumir de maneira saudável

É indicado consumir a cavalinha em forma de chá. A proporção é de duas colheres de sopa da erva para cada meio litro de água fervente. A infusão deve ser abafada por cerca de cinco minutos antes da ingestão. O recomendado é tomar de duas a três xícaras por dia. Quando se bebe o chá da erva, é bom também aumentar o consumo de água.

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A planta é contraindicada para gestantes e pessoas com problemas de pressão baixa. Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), se consumida em altas doses, a cavalinha pode causar irritação gástrica e no sistema urinário e reduzir os níveis de vitamina B1 no organismo.

A erva também deve ser evitada por pessoas com insuficiência renal e cardíaca, pois os sintomas das doenças podem ser agravados. Outros efeitos colaterais são problemas digestivos, dores abdominais, perda de apetite, fraqueza muscular, arritmias, hipotensão e taquicardia.

Você costuma usar chá de cavalinha na dieta? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

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