É Bom Pra Quê?

27/01/2016 11:00 - Atualizado em 23/11/2016 05:53

Chá de capim-limão ajuda a emagrecer

A erva também pode ser usada em óleo para repelir insetos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Se a dieta parece não dar resultado e você precisa investir em novos truques, o chá de capim-limão é uma das pedidas certeiras. Capaz de acelerar o metabolismo e de ajudar a diminuir o inchaço corporal, essa bebida pode ser o que estava faltando para melhorar a sua autoestima.

Pode parecer mais uma daquelas receitinhas caseiras duvidosas, mas acredite. A erva atua no metabolismo, melhorando o gasto da energia dos alimentos. Assim, ela não se transforma em reservas de gordura no corpo. A infusão ainda é diurética, o que auxilia a diminuir a retenção de líquidos, que pode causar inchaço.

capim-limão

Prepare o chá de capim-limão

Para fazer, basta ferver um litro de água em uma panela. Desligue assim que estiver borbulhando e acrescente aproximadamente uma colher de sopa de capim-limão. Se não houver a erva fresca, use quatro sachês de chá industrializado. Tampe a panela e deixe apurar por dez minutos. Coe e reserve.

Você pode beber uma xícara do chá antes de cada uma das refeições principais do dia. A sugestão é preparar a bebida logo de manhã e reservá-la na geladeira. Você também pode guardar numa garrafa térmica. Só não se esqueça de fazer uma nova infusão a cada dia. O chá não consumido deve ser descartado.

As folhas de capim-limão podem ser encontradas em lojas especializadas em chás, ou mesmo em supermercados. Vale lembrar que os resultados são potencializados se você manter uma dieta regular e saudável. Gestantes, lactantes ou pessoas tenham gastrite não devem consumir a bebida.

Saiba Mais
Veja como preparar 3 tipos de chá desintoxicante
Alimentos diuréticos eliminam o excesso de líquidos
Repelente é artigo indispensável para o seu verão

Outros benefícios da planta

Além de aliado do emagrecimento, o capim-limão é rico em citral, substância que pode ajudar a repelir insetos. Esse elemento ainda tem função antimicrobiana e antifúngica.

O óleo à base da planta também é capaz de aliviar dores de artrite. Ele é utilizado na aromaterapia e em massagens, ajudando a diminuir espasmos em diversas regiões do corpo.

Há quem diga que essa erva seja capaz de combater problemas como pé de atleta, estresse e depressão. Porém, não existem pesquisas que comprovem a eficácia do capim-limão para esses casos.

É importante conversar com o seu médico antes de ingerir ou aplicar qualquer produto em seu corpo. Receitinhas caseiras podem ser perigosas, se não houver o devido cuidado. O óleo de capim-limão, se não removido da pele, pode causar queimaduras ao entrar em contato com o sol. Por ter um odor marcante, ele ainda pode baixar a pressão e causar desmaios.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
aromaterapia
repelir insetos
retenção de líquidos
diurético

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ