É Bom Pra Quê?

16/12/2014 01:37 - Atualizado em 07/12/2016 07:52

Cevada verde: Conheça os seus benefícios para a saúde

Além de ajudar no processo de emagrecimento, a cevada verde também faz bem à pele e o cabelo.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A cevada verde é fonte de vitaminas, minerais e antioxidantes, oferendo diversos benefícios para a saúde. Além de ajudar na perda de peso, ela também previne doenças. Outra ponto positivo é que pode ser adicionada facilmente ao cardápio diário, devido às suas várias possibilidades de consumo.

Conheça a cevada verde

A planta é uma substância muito utilizada na culinária asiática, principalmente em forma de chá. Além disso, pode ser consumida como farelo, misturado a outros alimentos, ou ainda como suplemento em cápsulas. Também chamada de grama de cevada, todas as suas formas são derivadas das folhas das plantas jovens.

cevada verde

Grande fonte de vitaminas A, B, C e E, a cevada verde contém maior concentração de vitamina C do que a laranja. Também oferece antioxidantes e minerais, como cálcio, potássio, manganês, zinco e principalmente ferro. Ela é formada por aproximadamente 40% de proteína e contém ainda grande variedade de aminoácidos e fibras.

A cevada verde não possui glúten, se tornando uma ótima opção para intolerantes e pessoas que estão em dieta restritiva. A farinha de trigo pode ser substituída pelo farelo de cevada.

Benefícios da cevada verde para a saúde

Ajuda na perda de peso

A cevada verde emagrece por vários fatores. As suas fibras estimulam o funcionamento do intestino e melhoram a digestão. Também agem como diurético, eliminando o excesso de líquido responsável pelo inchaço. A grande concentração de vitamina B2 ainda acelera o metabolismo, proporcionando a queima de calorias.

Previne doenças e câncer

Os fitonutrientes presentes na planta ajudam a prevenir doenças dependentes de hormônio, como o câncer de mama e câncer de próstata.

Melhora a circulação do sangue

Outro benefício da cevada verde é a melhora na fluidez do sangue, mantendo assim uma boa circulação sanguínea. Com isso, é possível evitar vários problemas de saúde, como doenças cardiovasculares.

Garante a qualidade do sono

Devido à concentração de triptofano e melatonina, a planta evita distúrbios do sono, pois essas substâncias trabalham em conjunto para oferecer um sono saudável.

A cevada verde ainda resulta em uma bebida com a cor, o aspecto e o gosto bem parecido com café. Com a vantagem de não conter cafeína, é uma boa opção para quem não dispensa um bom café, mas tem problemas causados pelos seus efeitos no organismo.

Melhora a pele e o cabelo

A cevada também traz diversos benefícios para a pele e para o cabelo. Isso ocorre porque a planta possui propriedades que regeneram as células e hidratam, devolvendo a elasticidade da pele. O fósforo reforça a estrutura celular, a biotina estimula o crescimento do cabelo e unhas e a clorofila tem ação detox.

Cevada até em café

A cevada verde pode ser consumida em farelo, substituindo a farinha de trigo em receitas de pães, bolos e tortas. O café verde também é feito com o cereal e pode ser acrescentado em sopa e sucos ou ser comprado em cápsulas em lojas de produtos naturais, oferecendo uma alternativa de nutrição saudável.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
antioxidantes
alimentação saudável
perda de peso
metabolismo

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ