É Bom Pra Quê?

04/04/2015 10:11 - Atualizado em 17/11/2016 05:54

Cereais integrais compõem um café da manhã saudável

Um desjejum com cereais pode reduzir até mesmo as chances de morte precoce.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Que tal começar bem o seu dia, já regulando os níveis de colesterol e glicose do seu sangue? Isso é possível incluindo cereais integrais no seu café da manhã. Além da pouca gordura, eles podem reunir vitaminas, minerais e proteínas em um único alimento, como as barrinhas, por exemplo.

É importante, porém, que você não confunda os tipos de cereais. Todos são excelentes para a saúde, mas os integrais são aqueles que preservam todos os compostos, como o endosperma, o gérmen e a casca, e se apresentam como o grão inteiro. Conheça os benefícios desses alimentos e como eles podem integrar seu café da manhã.

cereais integrais

Por que consumir cereais integrais?

Uma tigela de cereais ao dia pode reduzir o desenvolvimento de câncer, doenças cardíacas, problemas respiratórios e diabetes. De acordo com um estudo da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, são necessários apenas 34g a cada mil calorias diárias para diminuir as probabilidades de morte prematura em 17%.

Para essa pesquisa, foram analisadas informações obtidas com mais de 367 mil pessoas, de oito estados dos Estados Unidos. Suas dietas foram registradas durante 14 anos, sendo levados em conta hábitos como tabagismo, índice de massa corporal e frequência de atividades físicas.

Com a descoberta, os cientistas pretendem elaborar novos estudos e verificar como os mecanismos dos cereais integrais funcionam, principalmente explorando a eficácia das fibras e dos nutrientes.

Os grãos proporcionam a redução do colesterol, em função das fibras solúveis da aveia e do centeio. Consumi-los pela manhã garante disposição, bom funcionamento do intestino e energia durante o dia. Integrados à dieta diária, diminuem os riscos de doenças no coração e infartos.

Para quem quer perder peso, os cereais integrais são excelentes complementos da dieta. Eles proporcionam baixo nível de glicose, menor resposta da insulina e perda de peso mais rápida. Além disso, controlam o diabetes e aumentam a sensação de saciedade.

Todos esses benefícios ainda diminuem o risco de câncer no intestino e no estômago, já que as fibras encontradas no centeio, no trigo e na linhaça são fitoestrógenos e protegem o organismo. Para potencializar o efeito dos cereais, não deixe de consumir bastante água, para que eles trabalhem corretamente no corpo.

Café da manha turbinado com cereais

As fibras solúveis presentes nos cereais integrais incham, quando entram em contato com a água, e aumentam o bolo fecal. Isso facilita o trânsito do intestino. Portanto, consumir cereais logo no café da manhã garante maior leveza no corpo, que libera as toxinas antes que elas prejudiquem a parede intestinal e sejam absorvidas pelo organismo.

Quer uma dica de como consumir os cereais integrais no café? Que tal fazer uma barrinha?

Ingredientes:

- 1 xícara de flocos de milho sem açúcar quebrados

- 1 xícara de nozes quebradas

- 1 xícara de castanha-do-pará quebrada

- 1 xícara de amendoim sem sal

- 1 xícara de quinoa em flocos

- 1 xícara de aveia grossa

- 1 xícara de açúcar mascavo

- ½ xícara de farinha de trigo integral

- 100g de margarina em temperatura ambiente

- 1 xícara de água filtrada.

Modo de Preparo:

Misture os ingredientes em uma tigela até formar a massa.  Forre uma forma retangular com papel alumínio e despeje todo o conteúdo. Aperte bem e alise a superfície com as costas de uma colher.

Leve ao forno já aquecido a 180ºC por 30 minutos. A receita rende 40 barrinhas de 96kcal cada.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
linhaça
aveia
centeio
barra de cereal

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ