É Bom Pra Quê?

22/01/2016 03:00 - Atualizado em 08/12/2016 09:17

Catuaba melhora o humor e pode garantir noites quentes

A planta pode ser preparada em infusão e bebida duas vezes ao dia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muito se fala sobre os efeitos afrodisíacos da catuaba, mas poucas pessoas conhecem outros benefícios dessa planta medicinal. Popular em todo o Brasil, ela também é chamada de alecrim-do-campo e pode ser encontrada em sua forma natural, em cápsulas, em pó e até mesmo em versão alcoólica.

Comuns principalmente nos estados de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia e São Paulo, as plantas de catuaba são catalogadas em duas espécies: Anemopaegma arvense e Trichilia catigua. Ambas são fontes de antioxidantes e de substâncias que podem garantir a vasodilatação no pênis, o que supostamente beneficiaria o desempenho sexual.

O vegetal também pode agir nos neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer e euforia, sendo recomendado para quem deseja melhorar o humor e o pique de maneira natural. É, assim, uma boa opção para pessoas que apresentam sintomas de depressão leve. Saiba como consumir a catuaba no dia a dia.

mulher bebendo catuaba

Como preparar elixir de catuaba

Quer noites mais quentes com a pessoa amada? Com a catuaba, não existem segredos. Separe dois gramas de casca seca de Trichilia catigua. Faça uma infusão com água fervente e espere cerca de cinco minutos. Desligue o fogo e aguarde dez minutos para apurar mais um pouco. Beba ainda quente.

Você pode beber o elixir duas vezes ao dia. A quantidade indicada para um adulto é de 4 gramas diários - ou seja, duas xícaras. Se a sua escolha for a tintura hidroalcoólica, o ideal é beber cinco mililitros diluídos em meio copo de água. Essa quantidade também pode ser repetida no fim do dia.

É importante lembrar que, por ser natural, a solução nem sempre pode garantir o resultado esperado. Se você tem dificuldade para se animar antes da transa, entre em contato com um médico especialista e peça auxílio.

Saiba Mais
Matcha é mais forte que chá verde e promete perda de peso
Comidas afrodisíacas podem apimentar seu Dia dos Namorados
Chás digestivos aliviam os sintomas de várias doenças

Catuaba não deve ser alcoólica

Bebidas alcoólicas que levam catuaba não são as ideais para desfrutar dos benefícios da planta. Essas opções não só causam embriaguez e todos os efeitos relacionados, como também levam apenas uma pequena quantidade do ingrediente. É preferível escolher as versões naturais e preparadas em casa, como o elixir ensinado anteriormente.

Vale lembrar que as chamadas tinturas hidroalcoólicas apresentam baixa concentração de álcool e, portanto, podem ser consumidas sem grandes problemas.

Outro alerta: pessoas com problemas cardíacos, pacientes com hemofilia, indivíduos que utilizem remédios vasodilatadores e hipertensos não devem recorrer à planta. O mesmo é recomendado para quem esteja à base de alguns antidepressivos. Na dúvida, fale com o médico que acompanha o seu caso antes de preparar o elixir caseiro.

Gostou do artigo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
afrodisíaco
antioxidante
depressão
vasodilatador

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ