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21/09/2015 03:58 - Atualizado em 30/11/2016 11:40

Castanha-da-índia faz bem para a circulação sanguínea

Em excesso, porém, a semente pode causar diarreia e irritação na pele.

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Redação

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Originária de uma árvore que pode atingir até 25 metros de altura, a castanha-da-índia, ao contrário do que diz seu nome, vem do norte da Grécia. Por volta do ano 1650, ela foi introduzida na França e se popularizou na Europa.

No século 18, o alimento era utilizado no tratamento de cavalos com problemas respiratórios, além de substituir a quinina, uma planta medicinal, para o combate da febre. Saiba mais sobre as propriedades e os benefícios da semente.

castanha-da-india

Benefícios da castanha-da-índia para a saúde

Assim como o restante das oleaginosas, a castanha-da-índia é uma boa fonte de proteína, fibras e um tipo de carboidrato que auxilia no funcionamento do intestino. Além de aumentar a sensação de saciedade, a semente é rica em flavonoides, vitaminas K1, C e do complexo B, ácidos graxos e açúcares.

As gorduras insaturadas presentes na semente agem contra o popular colesterol ruim e aumentam o bom. O alimento também é conhecido por ser utilizado na medicina alternativa, mas também já é adotado na indústria de cosméticos e nas farmácias de manipulação.

A semente pode estar presente em cosméticos naturais, na formulação de cremes e loções para pernas, por exemplo, visando mais especificamente às varizes. Ainda, ela pode ser aproveitada para tônicos capilares e shampoos para o tratamento de queda de cabelo.

As vitaminas e os nutrientes presentes na castanha-da-índia agem na circulação sanguínea, amenizando e prevenindo varizes. Também auxiliam no tratamento de hemorroidas e de edemas, acúmulos de líquido do corpo. São recomendados, ainda, para aliviar cólicas menstruais, tensão pré-menstrual e dores corporais.

Além disso tudo, a castanha pode auxiliar no emagrecimento, uma vez que age na retenção de líquido e nos inchaços, promovendo também a saciedade.

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Como consumir a castanha com saúde

Apesar de trazer inúmeros benefícios para a saúde, o consumo da castanha-da-índia deve ser controlado. Em excesso e de maneira incorreta, o uso da semente pode causar irritação das mucosas digestivas e diarreia.

Ainda, pode ocasionar dermatite de contato, coceira, fraqueza, vômito, dilatação da pupila e diminuição da coordenação motora. O alimento é contraindicado para gestantes, mulheres no período de amamentação, crianças menores de 10 anos e pessoas em tratamento com anticoagulantes.

Se você quiser utilizar a castanha-da-índia para objetivos medicinais, o chá das folhas é uma opção. A semente em si, disponível em mercados, pode ser adicionada à alimentação junto com frutas e até mesmo saladas.

Já a indústria farmacêutica fabrica cápsulas da semente. Nesse caso, é preciso ter a indicação de um médico ou nutricionista, pois a medicação objetiva o emagrecimento e deve ser consumida com cautela.

Você já conhecia todos os poderes dessa castanha? Deixe seu comentário! E aproveite para conferir mais dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

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