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02/01/2016 10:00 - Atualizado em 01/12/2016 10:43

Carotenoides ajudam a manter a aparência saudável e bonita

Para os homens, carotenoides auxiliam na prevenção do câncer de próstata.

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Redação

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Com a chegada do verão, a preocupação com a beleza aumenta. Através da alimentação, é possível se manter em forma e ficar com a pele mais bonita. E para isso, é importante conhecer os carotenoides, compostos naturais responsáveis pela coloração de frutas e vegetais, presentes em praticamente todos esses alimentos. Eles ajudam a prevenir doenças e também garantem a produção de colágeno, essencial para a elasticidade e saúde da pele.

No entanto, nem todos estão bem preparados para um verão saudável e bonito. De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, menos de 20% das pessoas consome a quantidade diária recomendável de frutas e hortaliças. Para que o corpo se mantenha em pleno funcionamento, é importante que sejam ingeridas cinco porções ao dia. Conheça os benefícios dos carotenoides e saiba como incluí-los na sua dieta.

Cores dos alimentos indicam presença de carotenoides

Existem, ao todo, cerca de 600 carotenoides presentes na natureza. Destes, 20 se encontram no plasma e nos tecidos humanos. Em alta quantidade, o alfa-caroteno, o beta-caroteno, o beta-criptoxantina, o licopeno e a zeaxantina são responsáveis por se transformarem em vitamina A no organismo. Além disso, são antioxidantes e protegem as células contra doenças crônicas.

Carotenoides

Nas folhas de coloração verde-escura estão presentes, principalmente, a luteína e a zeaxantina. Esses compostos podem ser encontrados no espinafre, no agrião e no repolho, mas também em alimentos amarelos, como o milho e o pimentão. O consumo desses dois carotenoides ajuda na prevenção de doenças nos olhos, como a degeneração macular (AMD) e a catarata.

O carotenoide atua na visão filtrando a luz que pode causar problemas na retina. Também funciona como neutralizador dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento dos tecidos no organismo.

Câncer pode ser prevenido com carotenoides

Um dos carotenoides mais conhecidos é o licopeno, responsável por dar a coloração vermelha aos alimentos. O tomate está repleto desse composto, que pode auxiliar no combate ao câncer de próstata. Outros alimentos nos quais o licopeno pode ser encontrado são a goiaba, o mamão e a melancia.

Na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, cientistas descobriram que homens que consumiam grande quantidade de licopeno em suas dietas possuíam menor risco de desenvolvimento do câncer de próstata. Mas não é apenas no combate ao tumor que os alimentos vermelhos funcionam. Eles são também recomendáveis para prevenir doenças cardiovasculares.

Especialmente para os homens, o licopeno é um aliado para a saúde. Além de ajudar no combate ao câncer prostático, protege contra doenças degenerativas, nos rins e pulmões. Já nas mulheres, os alimentos de cor vermelha podem funcionar para evitar câncer de cólon, mama e colo de útero.

Contra o envelhecimento precoce, consumo de carotenoide impede a oxidação do colágeno, substância que deixa a pele mais firme e evita a formação de rugas. Ele atua combatendo os radicais livres e também preserva o funcionamento do cérebro.

Segundo uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP), o consumo das substâncias que dão cor aos alimentos é abaixo da média ideal entre os brasileiros. Diariamente, recomenda-se ingerir de 9 a 18 mil microgramas de carotenoide por dia. No Brasil, os dados apontam cerca de 4 mil microgramas consumidas.

Além de uma alimentação balanceada, frutas e hortaliças possibilitam hidratação, rejuvenescimento e sustentação ao corpo, através de nutrientes e fibras. Por isso, os alimentos coloridos são ideias para quem deseja se manter bonita em qualquer estação.

E aí, curtiu as dicas de alimentação e entendeu um pouquinho do que são os carotenoides? Deixe um comentário!

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