É Bom Pra Quê?

04/12/2014 11:11 - Atualizado em 03/12/2016 07:42

Carne vermelha favorece ganho de massa muscular

Apesar da má fama, carne vermelha também possui benefícios para a saúde.

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Redação

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Popular no prato dos brasileiros, a carne vermelha é capaz de ajudar na recuperação muscular, depressão e até na proteção de algumas doenças. Mas não vale exagerar no consumo.

Confira quais são os principais benefícios e malefícios do alimento e descubra quais são as carnes que você deve escolher.

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5 benefícios da carne vermelha

Descubra quais são os principais benefícios do consumo diário de carne vermelha:

Exercícios certeiros

A carne vermelha contém a substância mioglobulina, que ajuda a transportar o oxigênio até as células dos músculos. Resumindo: comer carne faz com que você se sinta mais disposto e forte para conseguir fazer exercícios.

Queima de gordura

Com a substância chamada CLA, a carne aumenta as chances de queima de gordura. Na medida certa, comer carne vermelha pode ajudar a emagrecer.

Mais músculos

Comer carne ajuda a formar músculos mais fortes. Isso acontece porque o alimento é rico em creatina, que ajuda a reparar o músculo após o esforço. Existem suplementos alimentares de creatina no mercado. Apesar disso, eles devem ser tomados com cautela, já que podem causar sérios problemas. Converse com o seu nutricionista antes de apostar nesses produtos.

Sem tristeza

Consumir carne vermelha ajuda você a ficar mais feliz. Isso acontece porque a carne contém altas taxas de fenilalanina, aminoácido capaz de diminuir a depressão. Além de ajudar na tristeza, a carne é capaz de deixar você mais feliz e satisfeita após as refeições.

Vitaminada

A carne contém ferro, zinco, e vitaminas do complexo B, importantes para o bom funcionamento do organismo. Para deixar o seu corpo potente, consuma diariamente duas porções de carne, divididas em duas refeições.

Na hora de escolher os cortes que você irá consumir, dê preferência para aquelas com menor quantidade de gordura:

Patinho
Maminha
Músculo
Lagarto
Filé mignon
Coxão duro
Coxão mole.

3 malefícios da carne vermelha

Apesar de conter os mais diversos benefícios, o consumo de carnes vermelhas em excesso pode causar alguns problemas. Confira 3 malefícios que a carne pode acarretar:

Procedência

Nem sempre você consegue controlar de onde vem a carne vermelha que você está consumindo. Antes de comprar, converse com o seu açogueiro ou pesquise na internet qual marca é confiável. Carnes com procedência ruim podem causar problemas intestinais e doenças.

Colesterol

Deixar de lado carnes com uma grande quantidade de gordura é um desafio e tanto para algumas pessoas. Esse tipo de alimento, além de deixar você mais rechonchudo, é capaz de aumentar o colesterol, pressão arterial e o risco de ter câncer.

Testosterona

Com grandes quantidades de ferro, a carne é capaz de aumentar a produção do hormônio testosterona. Essa substância em maior quantidade no organismo pode piorar o caso de algumas doenças, como câncer de próstata.

Para evitar esses problemas, a melhor dica é regular o consumo e evitar aquelas carnes com maior quantidade de gordura. Elas são:

Acém
Alcatra
Contrafilé de costela
Cupim
Picanha
Fraldinha
Costela.

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