É Bom Pra Quê?

18/05/2015 01:06 - Atualizado em 30/11/2016 08:15

Canela oferece sabor e benefícios para saúde

Conheça as propriedades da canela e saiba como adicionar essa especiaria na sua alimentação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Uma das especiarias mais antigas do mundo, a canela é ingrediente constante na gastronomia. O que você talvez não sabia é que ela pode ser grande aliada para manter a saúde em dia, desde que usada com equilíbrio.

A canela é obtida do tronco da caneleira. A árvore tem galhos secos e o seu caule apresenta cascas de cor marrom-avermelhadas, muito perfumadas. Originária do sul da Índia, a especiaria foi trazida ao Brasil e é cultivada em diversas partes do país.

canela

Os benefícios da canela para saúde

As propriedades da canela são bastante úteis para o enfrentamento de algumas doenças. A especiaria é rica em cromo, que tem o poder de controlar o açúcar no sangue e ainda aumenta a sensibilidade à insulina, o que previne e combate o diabetes.

Além disso, tem ação termogênica, ou seja, contribui para o emagrecimento ao passo que acelera o metabolismo e ajuda na queima de gordura.

Estudos também revelaram que a canela pode ajudar a diminuir o colesterol total e ruim e regularizar os níveis de triglicérides. Contribui também para o combate a gripes e resfriados, especialmente quando combinada com mel.

Se tudo isso já não fosse o bastante, a canela pode ainda ser uma grande aliada para prevenir doenças cardíacas e combater infecções - isso devido às suas propriedades antibacterianas, antivirais e anticépticas.

Já a ação antioxidante da canela neutraliza os radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce e as doenças degenerativas.

Insira a canela na sua dieta

O consumo da canela se dá das mais variadas formas. Podendo ser encontrada em pau ou pó, é possível adicionar a especiaria tanto no preparo de comidas, quanto em bebidas. Algumas sugestões de consumo são: acompanhado de frutas, em bolos e pães, ou até no cafezinho.

O chá de canela também é popular, pois oferece todos os seus benefícios e é delicioso. É usado para regular a menstruação, mas é preciso ter cuidado, pois tem propriedades abortivas. Por isso, a canela não deve ser consumida por gestantes em todas as fases da gravidez.

Pessoas com hipertensão também são indicadas a evitar o seu consumo. Porém, sobre esse aspecto, há divergências. Alguns especialistas acreditam que a especiaria eleva a pressão arterial, enquanto outros estudos, como o realizado recentemente pela Thames Valley University, no Reino Unido, defendem o contrário.

Aprenda a fazer cinnamon roll

Que tal surpreender a família com um lanchinho nutritivo, cheio de sabor e muitos benefícios à saúde? Confira essa receita de cinnamon roll, um pãozinho enrolado de canela muito famoso em diferentes partes do mundo, especialmente nos Estados Unidos.

Ingredientes:

- 1 pote de iogurte natural (170g)

- 2 colheres (sopa) de manteiga (s/ sal)

- 5 colheres (sopa) de açúcar mascavo

- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo

- 1 ovo

- 2 colheres (sopa) de fermento químico

- 1 colher (chá) de essência de baunilha

- Canela (a gosto).

Modo de Preparo:

Em uma tigela, misture os ingredientes úmidos (ovo, essência de baunilha, iogurte, manteiga derretida). Junte cinco colheres (sopa) de açúcar mascavo e misture bem.

Adicione o fermento e farinha de trigo aos poucos e misture bem até que a massa desgrude da mão. Sove por três minutos, para deixar a massa bem macia. Modele para que fique um retângulo e abra com ajuda de um rolo até que fique bem fina. Faça uma mistura de três colheres (sopa) de açúcar mascavo com uma colher (sopa) de canela e reserve.

Pincele um pouco de manteiga derretida e espalhe a mistura de açúcar com canela. Enrole como um rocambole, corte os rolinhos com espessura de mais ou menos 4 cm, achate levemente e acomode em uma forma. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos ou até o fundo do pão ficar dourado.

Que tal experimentar essa receita e aproveitar os benefícios da canela? Deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
tempero
especiaria
alimentos termogênicos
antioxidantes

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ