É Bom Pra Quê?

13/12/2015 04:43 - Atualizado em 08/12/2016 01:43

Caldo de cana é mais nutritivo do que você pensa

A bebida é uma ótima fonte de energia para praticantes de atividades físicas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem já provou sabe que um copo de caldo de cana geladinho é revigorante. A bebida é muito popular, especialmente na região Nordeste do Brasil. E, além de matar a sede, ela pode ajudar a manter uma alimentação mais saudável.

Apesar de doce, o líquido da cana apresenta baixo índice glicêmico. Em outras palavras, pode ser consumido até por quem está de olho na balança - mas sem exageros, é claro. Como fonte de glicose, ele também oferece mais energia ao organismo e é uma ótima dica para praticantes de atividades físicas.

caldo de cana

Outros benefícios da bebida

Eficaz na recuperação dos fluidos corporais, o caldo de cana possui propriedades antioxidantes. Ao consumir a bebida, você contribui para o controle dos radicais livres e para a proteção das células do organismo, evitando o envelhecimento da pele e prevenindo o corpo de doenças degenerativas.

As vitaminas B e C contribuem para que a bebida seja muito positiva no tratamento de doenças como resfriados e gripes. Já os minerais presentes no alimento - ferro, cálcio, potássio, magnésio, sódio e fósforo – garantem o bom funcionamento dos órgãos.

Como repositor enérgico, o caldo de cana é uma alternativa para atletas que busquem mais disposição para seus exercícios.

Se tudo isso já não fosse o suficiente, ele também ajuda no fortalecimento do sistema imunológico. Tanto para crianças quanto adultos, é muito positivo para uma alimentação equilibrada.

Vale lembrar que pessoas com diabetes devem ter cautela no consumo da bebida. Devido à presença de carboidratos e de índice glicêmico, ela pode resultar em hiperglicemia. Além disso, para desfrutar dos benefícios, é necessário completar a dieta com outros nutrientes importantes.

Saiba Mais
Água de coco hidrata e contribui para saúde dos dentes
Dieta da água? Emagreça sem radicalismos
Isotônicos devem ser consumidos com moderação

Experimente o sorvete de caldo de cana

Ingredientes:

- 2 xícaras de caldo de cana

- 4 colheres de sopa rasas de leite em pó

- 2 colheres de sopa de suco de limão

- Raspas de limão (opcional).

Modo de Preparo:

Bata os ingredientes no liquidificador. Depois, transfira-os para uma sorveteira e bata até ficar cremoso. Junte as raspas de limão, misture bem e sirva em bolas.

Se preferir a sobremesa mais firme, deixe no freezer por cerca de uma hora. No momento de servir, raspe com uma colher e sirva como raspadinha ou faça picolés em forminhas de gelo.

Você conhece outras receitas utilizando o caldo de cana? Deixe um comentário! E continue acompanhando as dicas de alimentação do Vivo Mais Saudável para apostar em um cardápio equilibrado e saboroso.

TAGS
nutrição
energia
antioxidante
receita

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ