É Bom Pra Quê?

16/05/2015 09:21 - Atualizado em 04/12/2016 07:28

Caju ajuda a combater a anemia e o diabetes

Tanto a fruta in natura quanto a castanha são fontes de nutrientes que ajudam a tratar diversas doenças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O caju é uma fruta típica do Nordeste e possui vitaminas e minerais que ajudam na prevenção e no tratamento de problemas de saúde. É rico em vitamina C, por exemplo, cuja deficiência está presente em 85% dos brasileiros.

Tanto a fruta in natura quanto a castanha são versáteis e fáceis de incluir no cardápio. A opção vai bem em sucos e em diversos tipos de doces, como sorvetes, compotas e tortas, combinando também com pratos salgados.

caju

Benefícios do caju para a saúde

A polpa de caju possui grande quantidade de vitamina C. Cada 100 gramas contêm 219,3 mg da substância, muito mais que a laranja. Também é fonte de fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e proporcionam mais saciedade. Com isso, ela ajuda na perda e no controle de peso, desde que seja consumida com moderação, pois possui alto teor calórico.

A presença de cálcio fortalece os ossos e ajuda a evitar a osteoporose. O ferro auxilia na prevenção e no tratamento da anemia. O consumo do caju é indicado também para diabéticos, pois possui zinco e baixa quantidade de açúcares, o que não aumenta os níveis de glicose no sangue e ajuda no combate de diabetes tipo 2.

A castanha é rica em ácidos graxos poli-insaturados, que combatem o LDL (colesterol ruim). Além disso, o fruto contém selênio, que auxilia na prevenção do desenvolvimento de cânceres no organismo, principalmente o de próstata.

caju

Além de consumir a fruta in natura ou a castanha de caju como lanche entre as principais refeições do dia, ainda é possível incluir o alimento em diversas receitas.

Torta salgada de caju

Ingredientes:

- 2 ovos

- 2 xícaras de chá de leite de coco

- ½ xícara de chá de azeite

- 1 colher de chá de açafrão

- 2 xícaras de chá de jerimum pré-cozido picado

- 2 dentes de alho picados

- 1 colher de chá de pimenta-do-reino

- Sal a gosto

- 2 xícaras de chá de farinha de trigo

- 2 tomates picados sem sementes

- 1 cebola picada

- 1 xícara de chá de coentro picado

- 1 xícara de chá de pimentões coloridos em cubinhos

- 2 colheres de sopa de castanha de caju triturada

- 2 xícaras de chá de polpa de caju picado sem o suco.

Modo de Preparo:

No liquidificador, bata os ovos, o leite de coco, o azeite, o açafrão, uma xícara de jerimum, alho, pimenta-do-reino e uma pitada de sal. Reserve. Depois, numa tigela, misture o restante dos ingredientes. Acrescente o creme batido no liquidificador e misture bem. Leve ao forno preaquecido por 40 minutos, ou até que fique dourada.

Mousse de caju crocante

Ingredientes:

- 1 lata de leite condensado

- 1 lata de creme de leite

- 1 xícara de chá de suco de caju

- 1 envelope de gelatina em pó incolor

- 200g de castanha de caju sem sal picada.

Modo de Preparo:

No liquidificador, bata o leite condensado, o creme de leite, o suco de caju e a gelatina preparada. Misture a castanha de caju. Coloque a mousse em uma tigela e leve para a geladeira. Se preferir, pode decorar com mais castanhas por cima.

Suco de caju com acerola

- 350g de caju

- 200g de acerola

- 1 colher de chá de mel

- Cubos de gelo.

Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes no liquidificador, bata bem e coe com uma peneira. Está pronto para servir.

Gostou das receitas? Conte para nós! E não esqueça que você sempre pode conferir dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
fruta
castanha
ferro
cálcio

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ