É Bom Pra Quê?

19/09/2014 12:30 - Atualizado em 18/01/2017 10:06

Café com leite é mistura famosa que pode fazer bem à saúde

O café com leite pode aliviar enxaqueca e até emagrecer.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Segundo pesquisa feita em 2012 pelo Conselho Nacional de Café, cerca de 97% da população brasileira acima de 15 anos consome pelo menos um copinho de café por dia. Seja qual for a sua preferência, preto ou café com leite, fique ligado nesta matéria para descobrir um pouco mais sobre os benefícios e possíveis problemas que o consumo diário da bebida pode trazer.

cafe-com-leite

A cafeína está presente em 0,8% a 2,5% de cada grão. Essa substância, se consumida em altas doses, pode causar arritmia, ansiedade, estresse, insônia, irritabilidade, tremores e diarreia. Porém, em doses pequenas, pode trazer benefícios, como eliminar a sensação de fadiga e sonolência, aumentar a capacidade de processamento mental e aumentar a irrigação coronária.

O brasileiro chega a consumir mais de 80 litros de café por ano. Para quem tem dores de cabeça, a cafeína pode agir contra esse problema. Ela tem características analgésicas, e pode contribuir para o alívio da enxaqueca, exercendo uma função de vasoconstrição do sistema vascular cerebral.

Alguns estudos garantem também que a cafeína pode ajudar a previnir diabetes, diminuir o risco de doenças como parkinson, alzheimer, cirrose e cálculos da vesícula biliar, além de contribuir na queima de gordura.

Além da cafeína, o café contém também potássio, cálcio (enriquecido ainda mais no café com leite), magnésio, ferro, sódio, manganês, ácidos graxos livres, minerais, aminoácidos e lipídeos, essenciais para a saúde estar em dia.

Deixe o seu café com leite ou preto mais saudável

- Os grãos do café contam com as substâncias cafestol e caveol, que elevam os níveis de colesterol no sangue. Quando for preparar seu café com leite, ou preto, cuide para que o líquido não esteja muito quente. O contato do líquido fervente contribui para a liberação das substâncias. Quem prepara café passado, pode apostar em filtros de papel para reter.

- Se você torra o seu próprio grão, cuide para não torrá-lo demais. Quando o grão é submetido a altas temperaturas durante muito tempo, ele acaba perdendo as substâncias que fazem bem para o organismo. Se for comprar pronto, escolha por pós com cor marrom clara - puxando para o chocolate.

- Não ultrapasse o limite de 150 a 200 ml de café preto diariamente. Distribua as porções ao longo do dia, completando as pequenas quantidades com o leite. O café com leite, além de saboroso, irá deixar você saciado e mais ligado para as funções do dia a dia.

Café com leite cremoso em três passos

1 - Pegue 150 ml de leite, 1 colher de café granulado e uma colher de açúcar.

2 - Coloque uma gota de leite, a colher de café e o açúcar. Bata com uma colher até a mistura ficar cremosa.

3 - Adicione o leite quente. Está pronto o seu café com leite.

Gostou? Comente o que achou! Curta a página Vivo Mais Saudável no Facebook!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ