É Bom Pra Quê?

26/03/2015 10:24 - Atualizado em 02/12/2016 05:40

Cacau acelera o metabolismo e alivia o estresse

O cacau contém serotonina e melatonina, neurotransmissores que diminuem os níveis de estresse.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Produzido principalmente na Bahia, o cacau é fruto do cacaueiro, árvore que pode atingir dois metros de altura. Conhecida por ser a matéria-prima do chocolate, a fruta é versátil e pode ser transformada em sucos e bolos. Veja quais são os benefícios do consumo e confira uma receita de brownie cremoso.

Benefícios do cacau

Auxilia na saúde do coração

O cacau é rico em magnésio, mineral importante para o bom funcionamento do coração. Além disso, contém flavonoides, substâncias que ajudam a prevenir o aparecimento de coágulos no sangue, diminuindo as chances de ataques do coração e de acidentes vasculares.

Aumenta a saciedade

O consumo ajuda a diminuir a compulsão por comida. Com teobromina e anandamida, o seu metabolismo é acelerado e a saciedade, ampliada.

cacau

Controla o diabetes

Segundo pesquisa divulgada pela Universidade de Áquila, na Itália, o consumo de uma barra de chocolate amargo em um período de 15 dias ajudou a diminuir a resistência à insulina.

Diminui o estresse

Tá estressado? Coma chocolate amargo! Com triptofano, o doce libera a produção de serotonina e melatonina, os neurotransmissores que ajudam a diminuir os níveis de estresse e dar sensação de bem-estar. O chocolate amargo, além de conter mais cacau, não é tão calórico quanto as versões açucaradas.

Brownie de cacau

Essa sugestão de sobremesa alivia o estresse, é deliciosa e combina com o café da tarde. Aprenda como fazer:

Ingredientes:

- 10 colheres de sopa de manteiga sem sal cortada em cubinhos

- 1 xícara e ¼ de açúcar

- ¾ de xícara de cacau em pó

- ½ colher de chá de sal

- ½ colher de chá de extrato de baunilha

- 2 ovos grandes e gelados

- ½ xícara de farinha de trigo.

Modo de Preparo:

Ligue o forno a 160ºC. Forre uma forma com papel alumínio. Derreta um pouquinho de manteiga e espalhe o conteúdo derretido com um pincel.

Separe uma panela com água quente. Dentro dela, coloque a tigela onde você irá misturar todos os ingredientes. Acresente a manteiga, o açúcar, o cacau e o sal. Mexa tudo em banho-maria até que a manteiga derreta e a mistura fique homogênea.

Retire a tigela da panela e espere o creme ficar morno. Acrescente a baunilha e os ovos, um de cada vez. Misture bem com a ajuda de uma colher.

Adicione a farinha de trigo e misture até que ela não esteja mais visível. Em seguida, faça 60 movimentos circulares. Jogue a massa do brownie de cacau na forma. Leve ao forno e deixe por 30 minutos. Retire e espere esfriar.

Tire o brownie da forma e, com cuidado, desgrude o papel alumínio. Se quiser, consuma quente. Para quem gosta de brownie geladinho, a dica é deixar os quadradinhos na geladeira por dez minutos. Quem não se importa com as calorias pode servir o bolinho junto com uma bola de sorvete de creme.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
chocolate
flavonoides
coração
estresse

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ