É Bom Pra Quê?

09/03/2016 11:00 - Atualizado em 10/12/2016 07:27

Cabotiá: Aproveite o sabor delicado dessa abóbora

Conheça os diferentes tipos de abóbora e como aproveitá-los nas refeições.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Consistente, pouco úmida e de sabor delicado. Essas são algumas das características da abóbora cabotiá, mas elas não param por aí. Esse legume conta com algumas propriedades que trazem diversos benefícios para a saúde.

Segundo a profissional membro da Associação Paulista de Nutrição (Apanutri) Isabelle Zanoni, as abóboras possuem uma alta quantidade de carboidratos. Porém, como são ricas em fibras, a digestão é mais lenta, o que as torna um ótimo item para ser incluído na alimentação em geral.

“Além disso, sua coloração alaranjada indica que tem uma quantidade grande de vitamina A, além de ser fonte de outras vitaminas e fitoquímicos. A semente também é um repositor natural de magnésio, sendo um importante alimento principalmente para quem pratica atividade física”, completa a nutricionista.

A abóbora cabotiá pode ser incluída no lugar do arroz, e ser preparada cozida com carne, salada e até mesmo em sopas. Confira uma receita de purê a seguir.

abóboras cabotiá

Tipos de abóbora

Existem vários tipos de abóbora, que podem ser encontrados em feiras e supermercados. Além da cabotiá, também se acham por aí a de pescoço, a moranga, a brasileira, a abobrinha e a espaguete. Essas são as mais famosas. Conheça as particularidades de cada variante e saiba de que maneira seus sabores podem ser mais apreciados.

Abóbora de pescoço

A mais comum e a maior. Ela é alaranjada, tem textura fibrosa e é mais úmida. Pode ser utilizada tanto em pratos doces quanto salgados. Também é consumida crua, ralada fina e em saladas.

Moranga

Possui um gosto mais suave e a consistência menos densa. Sua polpa alaranjada é utilizada em refogados e sopas. Sua casca serve como recipiente para sopas ou pratos ornamentados.

Abóbora brasileira

Possui uma casca verde e amarela. Pode ser consumida antes de amadurecer e já madura. Normalmente, é apreciada em refogados. A cor da polpa muda de verde para o alaranjado ao passar dos dias.

Abobrinha

Também chamada de abóbora italiana, ela é apreciada, principalmente, em pratos salgados. Seu sabor fica realçado quando refogada, grelhada ou recheada.

Abóbora espaguete ou gília

Legume alaranjado mais pálido. Depois de cozido, sua polpa se separa como se fosse longos fios de espaguete. Ela é muito usada em pratos salgados.

Receita de purê de abóbora cabotiá

Agora que já conhece os diferentes tipos desse versátil legume, que tal preparar um delicioso purê de abóbora cabotiá? Confira a receita e delicie-se:

Ingredientes:

- ½ abóbora cabotiá cortada em cubinhos

- 2 colheres de sopa de manteiga

- Sal, noz-moscada e pimenta-do-reino a gosto.

Modo de Preparo:

Primeiro, cozinhe a abóbora e a amasse-a com um garfo. Em seguida, coloque a manteiga em uma panela e acrescentar o legume. Mexa até que a manteiga derreta por completo. Por fim, tempere com o sal, a noz-moscada e a pimenta do jeito que você gosta, mas como moderação. Pronto! Já pode saborear.

Gostou do artigo? Então compartilhe as informações com seus seguidores nas redes sociais! E aproveite para conferir outras dicas de saúde e nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
tipos de abóbora
nutrição
carboidratos
vitamina A

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ