É Bom Pra Quê?

19/06/2014 09:00 - Atualizado em 08/12/2016 01:24

Biomassa de banana verde ajuda a emagrecer

Biomassa de banana verde pode substituir farinha de trigo e creme de leite.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você não abre mão daquela guloseima que adora, mas sabe que engorda ou faz mal? Uma dica é experimentar a biomassa de banana verde. Esse purê obtido da fruta quando ela está bem verde pode ser utilizada na preparação de molhos, bolos, biscoitos, pães, sucos e vitaminas. Como substituto de farinha de trigo, leite condensado, leite, creme de leite e maionese, esse ingrediente proporciona inúmeras vantagens para a saúde.

Beneficios da biomassa de banana verde

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

A biomassa de banana verde é ótima para o equilíbrio intestinal. Isso porque possui uma alta quantidade de um tipo de fibra chamada amido resistente, que nosso corpo não consegue digerir. Por isso, é fermentado por nossas bactérias intestinais. E os subprodutos dessa fermentação ajudam o intestino, além de controlar a glicemia e o colesterol.

Lembre-se de que uma microbiota intestinal desequilibrada pode aumentar a formação de fatores inflamatórios, que têm alta relação com alergias, obesidade, diabetes e outras doenças. A biomassa de banana verde também sacia muito bem a fome, levando o indivíduo a comer em menor quantidade e diminuindo a carga de gordura e açúcar consumida.

Você pode encontrar a biomassa de banana verde em lojas de produtos naturais – o produto costuma apresentar uma boa qualidade de fibras e tem um processo controlado.

Mas também é possível fazer em casa. A receita é bem fácil. Confira:

Como fazer a biomassa de banana verde

Ingredientes

10 bananas nanicas bem verdes

Modo de preparo

- Corte 10 bananas nanicas pela ponta, sem deixar aparecer a polpa. Lave-as com casca, uma a uma, utilizando esponja, e enxague bem.

- Ferva água suficiente para cobrir as bananas em uma panela de pressão de 7 litros. Coloque as bananas com casca na água fervente (para criar choque térmico).

- Tampe a panela e conte 8 minutos a partir do início da pressão da panela. Desligue e deixe as bananas cozinhando até o vapor escapar ou até 20 minutos de cocção.

- Ao término do cozimento, mantenha as bananas na água quente da panela.

- Vá aos poucos tirando a casca da polpa, que deve ser passada imediatamente no processador ou liquidificador. É importante que a polpa esteja bem quente, para não esfarinhar.

- Triture a polpa até ficar homogênea, adicionando água mineral suficiente para deixar virar um creme.

- Se não for utilizar imediatamente, guarde na geladeira por até 5 dias ou congele por até 3 meses em vasilhas de vidro ou na vasilha de gelo (tem de ser de plástico duro e novo, sem ranhuras para não haver contaminação de derivados de plástico ou micro-organismos).

Dicas

Cuidado para não queimar o liquidificador. Como a massa é pesada, coloque bastante água junto – 100 ml para 5 bananas. Para descongelar, utilize um pouco de água para dissolver em panela aquecida em fogo brando. Para facilitar a limpeza da panela após o uso, unte-a com óleo com um papel toalha, para que o resíduo saia com menos esforço.

Caso tenha gostado do texto, deixe seu comentário!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ