É Bom Pra Quê?

19/11/2014 05:00 - Atualizado em 10/12/2016 05:13

Benefícios do café: 5 motivos para apostar na bebida

Prevenção de doenças e melhora da atenção são dois dos benefícios do café.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Beber café faz parte da rotina dos brasileiros. Ao longo do dia, seja por conta de uma rotina mais puxada ou por conta do sabor, beber café alivia o estresse e é rico em minerais. Descubra quais são os benefícios do café e descubra como melhorar a sua vida saboreando essa deliciosa bebida.

beneficios-do-cafe

5 razões para beber café

1 - Importante aliado contra a diabetes

Com o ácido clorogénico e a trigonelina alcalóide, o café reduz a glicose e insulina. A bebida também contém ácido caféico, substância capaz de diminuir os indíces de diabetes tipo 2. O recomendado é beber no máximo 2 xícaras de 200 ml por dia.

2 - Prevenção do câncer

Com substâncias como ácido clorogênico, ácido caféico e fitoestrogênios, o café pode prevenir o aparecimento de câncer de mama. É o que garantem alguns estudos científicos, que também relacionam o café à prevenção de outros cânceres, como o de próstata.

3 - Perda de peso

Consumir diariamente café garante que o seu organismo funcione melhor e mais rapidamente. Isso faz com que você se sinta mais disposta para praticar atividades físicas. A dica é apostar em uma alimentação saudável, beber um copo de café antes das atividades físicas e se jogar nos exercícios!

4 - Incremento da memória

Beber café pode diminuir os efeitos do neurotransmissor chamado adenosina, causando a eficiência do neuronal no cérebro e libertando os neurotransmissores como a dopamina e norepinefrina. Acometidos com a doença de Parkinson também podem ser beneficiados com o consumo da bebida.

5 - Sem problemas no fígado

Um dos benefícios do café é melhorar o trabalho do fígado. O líquido diminui as chances do aparecimento da colangite esclerosante primária, doença que pode causar cirrose do fígado e até mesmo a insuficiência hepática.

beneficios-do-cafe

Benefícios do café

Com poucas calorias, o café é fonte de cafeína, substância que faz você se sentir mais ligado para fazer as atividades do dia. Ele contém ainda sódio, tiamina, niacina, ácido fólico, fósforo, magnésio, potássio e riboflavina. E não dá para esquecer: beber café é também lotar o seu corpo de antioxidantes, substâncias que fortalecem a sua saúde e previnem doenças:

- O café é rico em antioxidantes, que aumentam a imunidade

- A cafeína, presente em 95% da bebida, é capaz atenuar dores de cabeça

- Nos momentos de estresse, beber uma xícara da bebida pode melhorar o seu humor

- Beber café diariamente pode reduzir as chances do aparecimento de cálculos biliares na bexiga

- Um dos benefícios do café é estimular os movimentos dos músculos do intestino, fazendo com que você melhore da prisão de ventre

- O café pode ajudar na diminuição da formação da placa nos dentes, por conta da substância chamada tanino.

Gosta das nossas dicas de alimentação e saúde? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
café
saúde
alimentação

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ