É Bom Pra Quê?

04/10/2014 04:45 - Atualizado em 07/12/2016 01:38

Benefícios da amora são marcantes para a saúde do coração

Se a sua ideia é manter-se saudável, conheça e aposte nos benefícios da amora.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabia que consumir amora faz bem ao coração? É isso mesmo. Aquela frutinha negra, que ganhou fama mundial com o nome de blackberry, pode ser uma aliada na prevenção de doenças cardiovasculares. Mas ela vai além.

Descubra nesse artigo quais são os principais benefícios da amora e entenda por que o hábito de consumir a fruta semanalmente é uma boa prática para viver saudável.

beneficios-da-amora

Conheça os benefícios da amora

A fruta, além de bonita, é muito saborosa. O seu sabor característico é o doce e o azedinho que se misturam. Ela é formada por cerca de 85% de água e por proteínas, fibras, lipídeos e carboidratos.

Com calorias baixas, cerca de 45 a cada 100 g, os benefícios da amora são muitos. Entre os principais, estão o combate contra o envelhecimento, diversos tipos de câncer, doenças neurológicas como o AVC, inflamações, diabetes e algumas infecções bacterianas.

A fruta é repleta de fitonutrientes compostos, como polifenóis antioxidantes, pigmentos minerais e vitaminas que auxiliam no bom funcionamento do corpo. A amora também tem valores altos de fitoquímicos fenólicos e flavonoides chamados antocianinas.

Essas substâncias são grandes responsáveis pelos benefícios da amora, porque trabalham contra doenças importantes, como câncer e problemas cardiovasculares.

O antioxidante resveratrol que existe na fruta auxilia na prevenção do AVC, mudando os mecanismos moleculares nos vasos sanguíneos.

Ele também é responsável por diminuir as chances de ocorrer problemas com a angiotensina, hormônio que causa o estreitamento dos vasos sanguíneos, aumentando a pressão arterial e elevando a produção de óxido nítrico, o hormônio vasodilatador.

Vitaminas elevam os os benefícios da amora

Rica em vitamina C, a polpa da amora contém 36,4 mg a cada 100 gramas. É importante lembrar que se alimentar de alimentos com vitamina C, auxiliam o corpo a criar resistência contra agentes infecciosos e inflamações, diminuindo os radicais livres prejudicais à nossa saúde.

A amora, além de vitamina C, também contêm as vitaminas A, K, B e E. A fruta também é rica em ferro, contém 1,85mg a cada 100g. O ferro é conhecido por ser o componente que determina a capacidade de transporte de oxigênio do sangue. Entre os benefícios da amora também estão os minerais como potássio, manganês e magnésio.

A fruta, além de versão in natura, pode ser encontrada em cápsulas e em chás. Você pode escolher qual versão é a mais satisfatória para o seu estilo de vida, mas lembre-se que o consumo da fruta in natura é sempre a melhor escolha, pois contém todos as substâncias benéficas e sem alterações.

Saiba mais sobre a amora

Agora que você já sabe os benefícios da amora, aposte no seu consumo diário. A fruta é obtida da árvore do gênero Morus, de folhas caducas, localizadas em regiões mais quentes, temperadas e subtropicais da Ásia, África e Américas.

As frutas podem ser vermelhas, brancas ou negras (principalmente). Elas medem entre 1 a 3 centímetros e são repletas de vitaminas.

No mundo, existem mais de 100 espécies de frutos das amoreiras. As mais conhecidas são as amoras brancas, morus alba, as amoras vermelhas, morus rubra e as amoras pretas, morus nigra. A primeira é nativa do leste e centro da china, a segunda é americana e a terceira da ásia ocidental.

E aí, já comeu a sua amora hoje? Deixe um comentário e acompanhe nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
amora
saúde
envelhecimento
coração

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ