É Bom Pra Quê?

31/07/2015 03:30 - Atualizado em 02/12/2016 09:04

Baunilha ajuda a prevenir o envelhecimento precoce

Conheça os benefícios da especiaria e aprenda a preparar um extrato natural caseiro.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A fava de baunilha que conhecemos vem em grande maioria de Madagascar e é originária de um tipo de orquídea, a Vanilla planifolia.  Ela guarda não só um aroma delicioso, mas muitos benefícios para a saúde.

O seu cultivo é bastante delicado e, por isso, o valor de mercado é alto em todo o país. A popularização da baunilha acabou ocorrendo por causa das essências e extratos do produto. Enquanto a essência é criada por uma fórmula química, o extrato é uma versão mais natural, podendo deixar as receitas muito mais saborosas. Fique conosco e aprenda como fazer.

baunilha

Benefícios da especiaria

A principal substância da especiaria é a Vanilina, que possui propriedades antimicrobianas e antioxidantes. Elas atuam protegendo o organismo dos prejuízos causados pelo excesso de radicais livres, que podem gerar câncer, acidentes vasculares cerebrais, doença de Parkinson, de Alzheimer e envelhecimento precoce.

Segundo a nutricionista Gabriela Maia, especialista em Nutrição Funcional, “ela ainda é fonte de vitaminas do complexo B, que atuam na produção de energia e no funcionamento cerebral, além de conter uma pequena quantidade de cálcio, magnésio, potássio, manganês, ferro e zinco”.

Opções saudáveis de consumo

A forma de utilização mais correta para aproveitamento das propriedades da baunilha, conforme Gabriela explica, é a in natura. Com uma faca fina, abre-se a fava e retiram-se as pequenas bolinhas internas.

“Elas vão dar um sabor sem igual a iogurte, leites vegetais - como o de arroz -, amêndoas, bolos e sucos. Uma dica é evitar comprar essências, porque estão longe de serem saudáveis e ter boas propriedades”, alerta Gabriela.

A nutricionista alerta que muitas marcas sequer usam baunilha e, na realidade, o que é adicionado é o aroma artificial, aliado a corante caramelo. “Ou seja, não tem nada de baunilha, mas sim química pura”, completa a profissional.

Segundo Gabriela, já existem marcas orgânicas que utilizam a planta de verdade para preparar o extrato de baunilha, que são facilmente encontradas em loja de produtos naturais. “Se preferir, também pode fazer o seu extrato caseiro com baunilha de verdade. Você vai sentir a diferença do frescor no aroma”, sugere.

baunilha

Aprenda a fazer extrato natural de baunilha

Ingredientes:

- 5 favas de baunilha

- 250ml de vodca

- 2 colheres de chá de açúcar (opcional).

Modo de Preparo:

Abra as favas ao meio e raspe as sementes. Coloque tudo numa garrafinha de vidro pequena. Adicione a vodca, que deve cobrir as favas. Tampe e sacuda bem o recipiente. Guarde em local escuro por pelo menos dois meses antes de usar. A cada uma semana, agite a garrafinha novamente. Um frasco com capacidade para 300 mililitros é o ideal.

Você gosta do sabor da baunilha? Qual a sua receita favorita com o extrato? Compartilhe conosco outras delícias que podem ser preparadas com a especiaria! E aproveite para conferir mais dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
especiaria
antioxidante
extrato de baunilha
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ