É Bom Pra Quê?

14/03/2015 08:21 - Atualizado em 02/12/2016 08:31

Batata doce: Queridinha dos marombeiros é ótima para a dieta

Além de ajudar no ganho de massa muscular, a batata doce também auxilia na prevenção de doenças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A batata doce é um alimento nutritivo e saudável, sendo indicado para todos os tipos de dieta. Ajuda na perda e no controle do peso, no ganho de massa muscular e ainda auxilia no tratamento e na prevenção de diversos problemas de saúde. A batata pode ser facilmente incluída no cardápio diário, trazendo mais sabor e nutrição para as refeições.

Benefícios da batata doce

O principal benefício da batata doce é ser um carboidrato complexo e saudável, que não eleva muito o açúcar no sangue. Isso evita o estímulo da insulina, responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras no corpo. A batata fornece mais energia e disposição, além de ser fonte de ferro, cálcio, potássio e vitaminas A, B, C e E.

batata doce

Massa muscular

O consumo desse alimento é muito indicado para praticantes de qualquer tipo de atividade física, principalmente musculação. Ele é capaz de fornecer mais energia para o treino, auxiliar na queima de gordura e também no ganho da massa muscular, pois libera a glicose no sangue de forma mais lenta.

Diabetes

A batata doce possui baixo índice glicêmico e uma substância chamada carotenoide, que ajuda o corpo a responder à insulina e estabilizar o açúcar no sangue. O alto teor de fibra solúvel também auxilia na redução de açúcar e de colesterol na corrente sanguínea. Com isso, o alimento trabalha na prevenção e no controle de diabetes.

Emagrece

Consumir a batata também ajuda na luta contra a balança. Além de ser rica em fibras, proporcionando mais saciedade e diminuindo o apetite, a opção provoca a queima de gorduras de maneira mais fácil e rápida. Por isso, incluir o alimento no cardápio diário ajuda a perder e controlar o peso.

Envelhecimento precoce

Rica em antioxidantes, a batata doce protege as células contra o envelhecimento precoce, evitando doenças e até mesmo diversos tipos de câncer. Melhora o aspecto da pele e fortalece o sistema imunológico, diminuindo os perigos apresentados por metais pesados e radicais de oxigênio.

Função anti-inflamatória

Devido à presença de vitamina C, vitamina B6, betacaroteno e manganês, a batata possui propriedades anti-inflamatórias. Ela auxilia no tratamento de inflamações internas e externas e previne doenças inflamatórias crônicas, pois ajuda a manter o colágeno e reduz o risco de desenvolvimento de algumas formas de artrite.

Batata doce na dieta

Incluir a batata doce na dieta é uma ótima opção para quem busca perder peso, ganhar massa muscular ou apenas manter uma alimentação saudável. Para obter todos os benefícios do alimento, é indicado consumi-lo de forma cozida e com casca - e evitar a fritura, pois aumenta a gordura e prejudica a saúde.

A batata pode ser consumida nas refeições principais, como almoço e janta, principalmente nos dias de prática de alguma atividade física. É importante que as refeições sejam acompanhadas de alimentos ricos em proteínas e com pouca gordura, como carne de frango ou de peru, ovos e peixe. Não esqueça de incluir sempre uma salada de legumes ou verduras.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar ligado em todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
fitness
cardápio
refeição saudável
treino

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ