É Bom Pra Quê?

22/08/2014 02:07 - Atualizado em 28/11/2016 03:57

Batata doce, a queridinha dos praticantes de atividades físicas

Com fibras que reduzem o apetite, a batata doce emagrece, mas deve ser consumida com moderação.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não é mito, não. O consumo de batata doce emagrece e ela ainda possui muitos outros benefícios para a saúde. O tubérculo, além de saudável, é muito saboroso e vem conquistando cada vez mais espaço nas mesas das famílias brasileiras.

Como a batata doce emagrece

Quem deseja emagrecer deve comer esse tubérculo. As muitas fibras da sua composição auxiliam na diminuição do apetiteDe acordo com Rafael Gonçalves, que é formado em Nutrição e membro da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, a batata doce emagrece e se coloca como uma das melhores opções para quem pratica atividades físicas.

“Por ter carboidrato em sua composição, ou seja, um fornecedor de energia, sua presença na dieta se dá ao aporte gradual deste carboidrato por possuir um índice glicêmico baixo”, afirma.

batata-doce-emagrece

O índice glicêmico da batata doce é 44, considerado baixo comparando ao do arroz branco que é 64 ou ao pão branco, que chega a 71. “Isto a torna ideal para ser consumida antes da sessão de treinamento”, indica Gonçalves.

Atenção aos exageros

O profissional também destaca que a batata doce emagrece, mas para isso ela deve ser consumida sem exageros.

“Não se pode esquecer que se trata de um carboidrato, e todo excesso será transformado em reserva, muito cuidado para não aumentar a quantidade de gordura corporal. Não existe uma dose diária recomendada. Ela deve ser calculada no plano alimentar individual, de acordo com o objetivo e necessidade de cada um”, salienta.

Confira a tabela com os dados nutricionais da batata doce:

batata-doce-emagrece

Batata doce emagrece e tem mais benefícios

O tubérculo pode não ter a mesma popularidade da batata tradicional, mas surpreende com as suas colorações que vão desde o rosa ao avermelhado e ainda apresenta um sabor doce. Junto dessas características, também possui diversos fatores que impactam de forma positiva na nossa saúde. A batata doce emagrece, mas também tem outros benefícios. Confira:

1. Regula a pressão arterial

A batata doce tem importante função para regular a pressão arterial. Ela impede que problemas tanto de pressão baixa quanto alta ocorram.

2. Fonte de vitamina A

A vitamina A é encontrada no tubérculo e contribui no cuidado dos ossos e da pele. Além disso, tem funções antioxidantes, pode fortalecer ainda mais o sistema imunológico e até ajudar a prevenir a ocorrência de um câncer.

3. Enfrenta o diabetes

Seu baixo índice glicêmico tem papel importante no controle do diabetes.

4. Fonte de vitamina C

Essa é outra vitamina bastante presente na batata doce. Ela contribui na prevenção de doenças e distúrbios, como a anemia.

5. Dá mais energia

Para quem realiza atividades físicas, a batata doce é uma ótima opção. Além de dar mais energia para o treinamento, também auxilia na hora de ganhar massa muscular e de queimar calorias.

6. Fonte de vitaminas do complexo B

O alimento também auxiliar o corpo em uma melhor digestão dos alimentos e até para ter o metabolismo mais acelerado.

Então, a batata doce emagrece, faz bem, tem muitas vantagens, mas como tudo na vida não deve ser consumida em exagero. E se ela servir aos seus interesses, ou você simplesmente gostar do seu sabor, coma com moderação e desfrute de uma vida mais saudável.

TAGS
batata doce
emagrecimento
emagrecer
dieta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ