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29/05/2015 05:04 - Atualizado em 07/12/2016 08:41

Azeitona faz bem para o coração: Conheça outros benefícios

O alimento é rico em vitaminas e contribui para o controle do colesterol. Saiba como utilizá-lo no cardápio.

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Redação

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Além de um aperitivo saboroso, a azeitona pode ser grandes aliada para uma alimentação mais saudável. As cores do fruto da oliveira variam entre o verde, o preto e o rosado, dependendo da época da colheita ou da oxidação.

Variando entre quatro e 15 calorias por unidade, as azeitonas possuem diversas vantagens nutricionais. O destaque fica para a gordura monoinsaturada, que é considerada uma “gordura boa” e controla o colesterol ruim.

Além disso, os agentes antioxidantes presentes na vitamina E do vegetal impedem a oxidação do colesterol, ajudando a prevenir doenças cardíacas. Além de ser uma grande aliada para um coração mais saudável, a azeitona possui outros benefícios para nosso organismo. Fique por dentro.

azeitona

Conheça os benefícios da azeitona

As azeitonas são uma grande fonte de vitamina E e são poderosas na neutralização dos radicais livres da gordura corporal. Assim, eles não danificarão o DNA das células, evitando que elas se tornem cancerosas.

Outro benefício é a propriedade anti-inflamatória. As gorduras monoinsaturadas, os polifenóis e a vitamina E colaboram no alívio da asma, da artrite reumatoide e da osteoartrite.

Além disso, o azeite, produzido com a azeitona, possui propriedades que atuam como analgésico. O derivado também contribui para proteger o cólon e tem efeito benéfico no tratamento de úlceras e gastrites.

A vitamina A é um grande diferencial do alimento, que colabora para olhos mais saudáveis. Ela é considerada eficaz contra a catarata, o glaucoma e a degeneração macular.

De olho nos níveis de sódio

Apesar dos inúmeros benefícios, é preciso ficar de olho na quantidade de sódio presente na azeitona. Um dos principais pontos negativos do alimento é seu método de conservação, pois são utilizadas grandes quantidades de sal para prolongar a validade.

Seis azeitonas, por exemplo, contêm 500 miligramas, ou seja, 20% da cota máxima diária de sódio indicada para uma dieta saudável.

Como inserir a azeitona em sua dieta

Para se beneficiar com as propriedades nutricionais das azeitonas, é preciso apostar no equilíbrio. Não adianta consumir um vidro por dia em busca de um organismo mais saudável, pois o efeito tende a ser exatamente o contrário.

Por isso, aposte no item em saladas, molhos e recheios, oferecendo o sabor marcante em diversas receitas.

Receita: Molho cremoso de azeitonas

Muito utilizadas especialmente em países mediterrâneos, tais como Grécia, Itália e Portugal, as receitas que levam azeitona são extremamente saborosas. Que tal aprender um molho para deixar o seu cardápio ainda mais surpreendente? Combiná-lo com macarrão fica uma delícia!

Ingredientes:

- 10 Azeitonas (25g)

- 10 colheres de sopa de creme de leite

- Pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto

- Azeite para refogar.

Modo de Preparo:

Retire o caroço das azeitonas e pique-as bem miudinhas. Reserve.

Em uma panela, coloque um fio de azeite e frite rapidamente a azeitona para liberar o sabor. Adicione o creme de leite com soro e mexa bem até levantar fervura. Acrescente pitadas de noz-moscada e pimenta do reino.

É possível adicionar outros ingredientes para dar um sabor a mais, como brócolis, carnes ou tempero verde. Sirva quente.

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