É Bom Pra Quê?

23/05/2015 03:17 - Atualizado em 27/11/2016 01:00

Avelã contribui para a memória e a pressão arterial

Apesar dos vários benefícios, avelã é muito calórica e deve ser consumida com moderação.

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Redação

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Você já deve ter experimentado em algum momento as delícias que podem ser feitas com a avelã. O fruto da aveleira é adicionado ao café e licores e seu óleo é utilizado na cozinha. Seu creme é mundialmente conhecido pela textura e sabor. E o melhor: em todas as formas, há benefícios para a saúde.

A avelã é uma excelente fonte de proteínas, fibras, vitaminas e minerais. Contém um rico suprimento de fitoesteróis, um antioxidante importante. Saiba mais sobre esse fruto nutritivo e veja como incluí-lo de forma saudável na sua alimentação.

avela

Conheça 6 benefícios da avelã

Faz bem ao coração

Avelãs são ricas em gorduras insaturadas, aquelas que são boas para o coração. O consumo do fruto pode reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL), ajudando a prevenir doenças cardíacas.

Boa para os músculos

O magnésio presente no fruto desempenha um papel importante na regulação da quantidade de cálcio que entra e sai das células do corpo. Isso estimula a contração muscular e permite que os músculos relaxem quando não são utilizados, o que evita a tensão, dor, espasmos, cãibras e fadiga.

Saúde da pele

Uma xícara de avelã contém cerca de 86% da dose diária recomendada de vitamina E. Ela protege a pele contra os efeitos nocivos da radiação ultravioleta, como o câncer de pele e envelhecimento precoce.

Saúde óssea e articular

As avelãs são ricas em manganês, um mineral essencial para o crescimento e resistência dos ossos.

Sistema nervoso 

A avelã também é rica em vitamina B6, necessária para a criação de mielina, que aumenta a velocidade e eficiência de impulsos eléctricos, o que permite ao sistema nervoso funcionar melhor. Além disso, a vitamina B6 é fundamental para a síntese dos neurotransmissores serotonina, melatonina, e adrenalina.

Variedade de vitaminas B 

As avelãs são ricas em vitaminas B1, B2, B3, B5, B6 e B9. Elas servem para desmanchar proteínas, gorduras e hidratos de carbono no organismo. Os componentes podem aliviar o estresse, ansiedade e depressão.

Inclua a avelã no cardápio

Em cerca de 100 gramas de avelã existem 630 calorias. Por ser um fruto muito calórico, é recomendado que o consumo seja de baixa quantidade, em torno de três vezes por semana, para que seus efeitos sejam os mais saudáveis possíveis.

As avelãs podem ser consumidas in natura, como acompanhamento no café da manhã e lanches. Além disso, o fruto é muito usado para receitas de sobremesas. Mas não se engane: é possível consumir avelã de forma saudável por meio de receitas fitness. Confira a seguir.

Creme de avelã proteico

Ingredientes:

- 150g de avelã

- 48g de suplemento alimentar sabor chocolate

- 2 colheres de sopa de cacau em pó

- 1 colher de sopa de óleo de coco

- 1/2 xícara de leite desnatado ou de soja zero

-  Adoçante zero ou sucralose a gosto.

Modo de Preparo:

Torre as avelãs no forno sem tirar a casca. Em seguida, transfira para um processador e triture. Misture o leite com o óleo de coco e aqueça até amornar. Em um recipiente, misture o suplemento alimentar, o cacau e o adoçante. Com o processador ligado, vá adicionando essa mistura.

Adicione os líquidos até alcançar o ponto desejado. Bata por mais dois minutos e estará pronto. Quanto mais bater, mais pastosa ficará a mistura. Mas fica alerta: isso aumenta a liberação do óleo natural da avelã e o teor de gordura da preparação.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

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nutrição
alimentação saudável
calorias
colesterol

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