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28/07/2014 09:00 - Atualizado em 29/11/2016 10:47

Aveia combate o colesterol e ajuda a emagrecer

Aveia é uma excelente pedida para um café da manhã saudável.

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Redação

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A aveia é um dos cereais mais consumidos em todo o mundo. O motivo não é o seu sabor, e sim os seus inúmeros benefícios à saúde, que existem devido ao seu grande valor nutricional. A aveia é uma planta da família Poaceae, um cereal riquíssimo em fibras – solúveis e insolúveis. Essa é uma parte estrutural das plantas, grãos e frutas que não pode ser digerida pelo nosso organismo nem fornecer energia.

Por que comer aveia

O que acontece é que a fibra solúvel presente na aveia faz diminuir a absorção de açúcar e gordura pelo intestino, auxiliando na perda de peso. Outro benefício notável da aveia é a prevenção a doenças crônicas e o controle do colesterol.

Aveia
O consumo regular de aveia oferece muitos benefícios à saúde. Foto: Shutterstock

A cada porção de 30 gramas de aveia, há 118,2 quilocalorias, 20,1 gramas de carboidratos, 4,2 gramas de proteínas, 2,4 gramas de lipídios, 2,73 gramas de fibras, 14,4 microgramas de cálcio, 100,8 microgramas de potássio, 1,32 microgramas de ferro, 45,9 microgramas de fósforo, 35,7 microgramas de magnésio, 1,5 microgramas de sódio e 0,78 microgramas de zinco.

Como consumir a aveia

Existe uma série de maneiras de incluir a aveia na sua dieta. Uma das melhores é incluí-la no seu café da manhã com frutas picadas ou amassadas. É a combinação perfeita para fornecer ao organismo fibras, minerais e vitaminas para começar bem o dia:

Aveia
Aveia com frutas é uma excelente pedida para o café da manhã. Foto: Shutterstock

Se o objetivo é munir o organismo com bastante energia para exercícios físicos, o mingau de aveia é a melhor pedida para a refeição. Ele é repleto de carboidratos de baixo índice glicêmico, auxiliando no emagrecimento.

Ainda é possível incluir a aveia no preparo de pães, bolos, tortas e até panquecas. Você prepara as suas receitas preferidas desse tipo de guloseima e ainda usufrui dos benefícios da aveia. O cereal pode também ser consumido com iogurtes e sucos naturais. As possibilidades de combinações são quase infinitas.

Incluindo a aveia em suas refeições sem perder o sabor, você terá:

Saciedade

Uma das características que faz a aveia ser ótima para a perda de peso é que ela aumenta a sensação de saciedade. Isso porque suas fibras têm uma digestão mais lenta, absorvendo água e aumentando de tamanho, dando mais volume ao estômago e intestinos e retardando o esvaziamento gástrico. Desse modo, ficamos mais tempo sem ter fome, portanto a próxima refeição após o consumo da aveia será bem menor e, portanto, menos calórica.

Fibras

Como dito, a grande quantidade de fibras presente na aveia é excelente para regular a função intestinal. As do tipo beta-glucana estimulam o crescimento da microbiota intestinal – ou seja, dos probióticos. Eles podem ser chamados de bactérias “do bem”, que estimulam os movimentos do intestino e ajuda a eliminar as toxinas de maneira mais eficaz. Além disso, é reduzido o risco de contrair câncer intestinal.

Proteínas

Quem frequenta a academia para fazer musculação aderiu a essa prática, geralmente, para obter a hipertrofia – aumento da massa magra (músculos). A maneira de fazer isso acontecer é forçar o rompimento dos músculos por meio dos exercícios de musculação, visando ao estímulo à reconstrução do tecido muscular.

Mas para isso acontecer, o organismo precisa de matéria prima, e aí que as proteínas entram em cena. A aveia é um dos cereais com maior concentração de proteínas (cerca de 20%), sendo, portanto, um ótimo complemento alimentar na dieta dos praticantes de musculação.

Vivo Nutrição: Dicas semanais para uma alimentação mais saudável


E você? Você gosta de aveia? Em qual parte do seu dia, e com qual alimento você tem o hábito de comer aveia?

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