É Bom Pra Quê?

02/12/2015 12:01 - Atualizado em 10/12/2016 04:43

Arroz integral emagrece e regula o intestino

A diferença está na "casca" do alimento, fonte de nutrientes importantes.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Quem busca uma alimentação mais saudável e balanceada já deve ter ouvido falar nos benefícios deste ingrediente. O arroz integral emagrece, contribui para a melhora do sistema digestivo e ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue.

A mudança do arroz branco para o integral não compromete o sabor das receitas e ainda garante outras vantagens para a saúde. Confira algumas informações e descubra por que você deve incluir o item em seu cardápio diário.

arroz integral emagrece

Arroz integral emagrece e melhora a saúde

Em um primeiro momento, a maior diferença entre o arroz integral e o branco é, de fato, a cor, embora os dois sejam o mesmo grão. Isso acontece devido à forma de produção. O tipo branco passa por um processo industrial em que se perdem a película e o gérmen do arroz.

A versão integral é mais completa porque não passa por nenhum processo agressivo e sua película é mantida. Essa "casca" é responsável por boa parte dos nutrientes do alimento. Entre eles, estão os hidratos de carbono, as proteínas, os óleos, as vitaminas e os minerais.

É importante ressaltar que o arroz integral não emagrece sozinho, mas pode auxiliar na perda de peso. Ocorre que as fibras presentes no ingrediente contribuem para o bom funcionamento do sistema digestivo, eliminando as toxinas do corpo. Além disso, elas garantem menos absorção da glicose e dos lipídios, garantindo mais saúde para o organismo.

Outro grande ponto positivo das fibras do arroz integral, juntamente com as proteínas e as vitaminas, se dá pela sensação de saciedade. Isso evita que você caia na tentação de fazer lanchinhos calóricos fora de hora.

E não é só o seu abdômen que desfrutará dos benefícios do arroz integral. O coração também leva vantagem, pois as células de gordura em excesso comprometem as artérias e, consequentemente, a circulação sanguínea.

Agora que você já sabe como o arroz integral emagrece e faz bem para o organismo, que tal utilizá-lo numa receita superespecial? Acompanhe.

Saiba Mais
Pizza integral: Prepare essa delícia saudável
Lanche escolar fica mais saudável com o biscoito integral
Arroz integral x arroz branco: qual leva a melhor?

Receita: Risoto de frango saudável

Ingredientes:

- 500g de peito de frango cortado em cubos

- 100g de champinhom

- 1 maço de brócolis

- 1 cebola grande picada

- 3 tomates picados, sem pele e sem semente

- 2 dentes de alho picados

- 2 xícaras de arroz integral

- ½ pimentão amarelo picado em cubos

- 1 cenoura grande picada em cubos

- Pimenta calabresa, alecrim, salsinha e sal a gosto.

Modo de Preparo:

Cozinhe o arroz com bastante água em uma panela de pressão. Doure o frango em azeite e reserve.

Numa panela, refogue a cebola e o alho com um fio de azeite. Acrescente os tomates e tempera a gosto. Vá acrescentando os outros ingredientes, mexendo sempre, juntando o arroz pré-cozido e bem aguado. Por último, adicione a salsinha picada. Acerte o sal e sirva.

Agora que você já sabe que o arroz integral contribui para um emagrecimento saudável, não tem mais desculpa para não apostar na substituição! Lembre-se de consumi-lo acompanhado de carnes magras, legumes e vegetais, garantindo um cardápio equilibrado e nutritivo.

Que achou da receita? Deixe seu comentário! E continue acompanhando as dicas de nutrição do Vivo Mais Saudável.

TAGS
Risoto
emagrecimento saudável
fibras
detox

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ