É Bom Pra Quê?

14/09/2015 01:19 - Atualizado em 16/01/2017 04:20

Aproveite os benefícios do sapoti para a saúde

A fruta é rica em nutrientes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico e a melhorar a digestão.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Muito saboroso e utilizado em várias receitas, o sapoti é uma fruta comum das regiões Norte e Nordeste do Brasil. Além de ser consumido in natura, ainda pode compor sucos, doces e bolos, dando um toque especial para os pratos.

Também é rico em vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do organismo, ajudando a tratar e prevenir problemas de saúde.

Conheça os benefícios do sapoti

O sapoti é o fruto do sapotizeiro, que tem origem na América Central e já se espalhou por vários lugares do mundo onde o clima é subtropical. Pode ser encontrado em países como Guatemala, Jamaica, Filipinas, Indonésia, Venezuela e Suriname. No Brasil, está presente principalmente em Pernambuco, na Paraíba e no Rio Grande do Norte.

sapoti

A árvore da fruta pode alcançar até 20 metros de altura, possuindo um tronco ramificado e com folhas que chegam a 15 centímetros de comprimento e sete de largura. O sapotizeiro adulto começa a produzir seus frutos a partir de cinco anos ou mais de vida. A fruta tem casca fina que varia em tons de castanho e marrom, e uma polpa de cor amarelada.

Entre os benefícios, estão grandes quantidades de antioxidantes, vitaminas e fibras. A vitamina C é uma das mais presentes, sendo que cada cem gramas da fruta contêm 14,7 miligramas do nutriente. Juntamente com a concentração de antioxidantes e vitaminas A e do complexo B, ela protege o corpo contra os radicais livres, fortalecendo o sistema imunológico.

A fruta também é fonte de fibras solúveis, que melhoram a digestão e ajudam a tratar a constipação. Ainda possui a presença de ferro, fósforo, cálcio e potássio, mantendo a saúde dos ossos e do sangue.

Saiba Mais
Conheça os benefícios da mangaba para a sua saúde
Conheça mais sobre os benefícios do araçá
Lichia: Conheça mais sobre essa fruta exótica

Receita: Pudim de sapoti

O fruto pode ser consumido não só in natura, mas também ser incluído em diversas receitas. Vale lembrar que ele deve ser ingerido com moderação, pois cada cem gramas possuem 83 calorias.

Ingredientes:

- 1 xícara de chá de açúcar

- 3 colheres de sopa de manteiga

- 2 latas de leite condensado

- 250g de requeijão culinário

- 2 colheres de sopa de fécula de batata

- 1 colher de chá de raspas de limão

- 1 colher de sopa de fermento químico em pó

- 6 gemas de ovo

- 6 claras

- 4 unidades de sapoti sem casca e sem caroço.

Modo de Preparo:

Caramelize uma forma para pudim com o açúcar e reserve. Bata a manteiga na batedeira e junte o leite condensado em fio. Em seguida, acrescente o requeijão, a fécula de batata, as gemas uma a uma, e a polpa da fruta, batendo sempre. Adicione as raspas de limão, bata mais um pouco e desligue a batedeira.

Junte o fermento e as claras em neve, misturando delicadamente. Coloque na forma caramelizada, cubra com papel-alumínio e leve para assar em forno médio por 90 minutos. Após isso, espere esfriar, leve à geladeira e desenforme depois de gelado.

Conhece outra maneira de incluir a fruta no cardápio? Compartilhe conosco nos comentários! E aproveite para conferir mais dicas de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
nordeste
Norte
fruta
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ