É Bom Pra Quê?

14/05/2015 01:13 - Atualizado em 07/12/2016 09:35

Aproveite os benefícios da spirulina para sua saúde

Bactéria é altamente proteica, mas eficácia para o emagrecimento ainda não é comprovada.

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Redação

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Você já ouviu falar na spirulina? Ela foi denominada por muito tempo como uma alga, mas na realidade é uma bactéria capaz de fazer fotossíntese, como as plantas. Ela é encontrada em pílula, pó ou comprimidos e pode trazer uma série de benefícios para a saúde.

Produto famoso no passado, quando recebia o nome de spirulina havaiana, o artigo caiu no esquecimento, frente a novos suplementos e itens emagrecedores. Relançado há pouco tempo, agora chamado apenas de spirulina, seu diferencial estaria na pureza, livre de contaminantes que a tradicional composição trazia.

spirulina

Conheça os benefícios da spirulina

A spirulina se desenvolve em água alcalinas, com pH elevado. A bactéria tradicional é cultivada em Kona, no Havaí. Aqui no Brasil, as melhores condições para a reprodução são no Pantanal.

Ela é uma grande fonte de proteínas, que equivalem a cerca de 60% de sua composição. Assim, é muito usada em dietas hipocalóricas ou de pessoas que treinam com regularidade. Também fornece vitamina A e vitamina B12.

A spirulina pode ser uma boa alternativa para pessoas vegetarianas, pelo alto valor proteico. Vale lembrar que as carnes são uma importante fonte das proteínas necessárias para uma dieta saudável. Por isso, caso não haja essa possibilidade, a bactéria chega como uma opção.

Além disso, por ser um produto com presença de vitaminas, fibras e minerais importantes para o corpo humano, a spirulina é benéfica para manter a saúde do sistema imunológico em dia.

A spirulina traz saciedade?

Profissionais divergem opiniões quanto à redução do apetite com o consumo da spirulina. Após ingerida, essa bactéria absorve água e aumenta de volume, ocupando, então, maior espaço no estômago. Porém, para isso acontecer de fato, são necessárias altas doses do composto, o que pode não ser saudável.

Além disso, especialistas alertam que outros alimentos podem oferecer esse mesmo "volume" no estômago com mais eficácia. É o caso de vegetais e outras opções ricas em fibras.

Não deixe de procurar um especialista

É imprescindível que um profissional seja consultado. Cada corpo tem suas peculiaridades, por isso as dosagens diferem de uma pessoa para outra. Não adianta simplesmente tomar a mesma quantidade que sua amiga recebeu do especialista: é preciso uma consulta individual para saber se essa é a melhor alternativa para sua rotina.

Se o seu objetivo é perder peso, invista em uma visita ao nutricionista e encontre a melhor dieta para alcançar os resultados com saúde.

Lembre-se que a busca pelo corpo perfeito envolve uma reeducação alimentar e a prática de exercícios físicos regulares. Dessa maneira, você perde os quilinhos a mais e desenvolve hábitos saudáveis, que permanecerão mesmo quando você não estiver mais de dieta.

O que você faz para manter a boa forma? Conte para nós! E não esqueça que sempre tem dicas e novidades aqui no Vivo Mais Saudável.

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