É Bom Pra Quê?

03/01/2016 10:00 - Atualizado em 06/12/2016 01:52

Aproveite os benefícios da pimenta calabresa

Pimenta calabresa é poderosa aliada no combate a dores de cabeça e enxaqueca inflamatória.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Obtida a partir da desidratação da pimenta vermelha, a pimenta calabresa é famosa por ser o principal ingrediente da linguiça que leva seu nome. Utilizada em uma grande variedade de molhos picantes, essa especiaria é bastante comum no Brasil e possui diversos benefícios, principalmente para quem sofre de enxaqueca.

É possível incluir essa pimenta em diversos pratos, inclusive os doces. Para o almoço, ela serve principalmente como tempero de arroz e carnes.

Já para sobremesa, combina com bombons ou mousse de chocolate. Utilizada diariamente, pode contribuir para queimar calorias e evitar o envelhecimento precoce. Confira alguns benefícios da pimenta calabresa e inclua no seu cardápio.

Benefícios da pimenta calabresa

Pimenta calabresa no tratamento da enxaqueca

Um dos principais benefícios da pimenta calabresa é seu poder contra inflamações. Assim como em outras variedades de pimentas, a calabresa possui propriedades anti-inflamatórias. Por meio de substâncias ativas, como a capsaicina, que atua combatendo a dor, ela pode auxiliar no tratamento da enxaqueca em seu estado inflamatório.

Um estudo de 2003, do Instituto de Medicina Interna e Terapêutica da Universidade de Florença, descobriu que esse tipo de especiaria consegue atenuar as dores provenientes da inflamação através de aplicações intranasais da capsaicina.

Na Universidade da Califórnia, o óleo de pimenta vem sendo testado para amenizar dores de cabeça. Os efeitos da capsaicina evitam que os vasos sanguíneos dilatem na cabeça e provoquem a inflamação. No entanto, ainda não há comprovação da eficácia pela simples ingestão da especiaria para o tratamento.

Saiba Mais
Arde, mas faz bem: Inclua pimenta no seu cardápio
Não deixe a chama apagar! Veja como apimentar a relação
Pimenta calabresa é cicatrizante e ajuda a emagrecer

Mais benefícios da pimenta calabresa

Perca peso

Para quem deseja ficar em forma para o verão, a pimenta calabresa pode ser uma aliada. As propriedades termogênicas desse alimento aceleram o metabolismo e facilitam a queima de calorias. 

Corpo em dia desde cedo

Logo no início da manhã, 1 colher de chá da pimenta desidratada, diluída em 1 copo de água, ajuda a aumentar o gasto calórico corporal. Tome em jejum e procure se exercitar após o café da manhã. Assim, você mantém o corpo funcionando e turbina a perda de peso.

Queimando calorias parado

Por ser termogênica, a pimenta calabresa mantém o calor do corpo. Dessa forma, as calorias continuam sendo queimadas mesmo quando você está parado. Porém, esse fator depende da quantidade ingerida e tem um período determinado de duração.

Pele bonita e jovem

O poder antioxidante da pimenta previne o envelhecimento precoce. Além de deixar a pele mais bonita, restaurando o colágeno, ela evita que o colesterol sofra alterações e leve a problemas cardíacos.

Problemas articulares sob controle

Quando consumida diariamente, a pimenta calabresa pode aliviar as dores provenientes da artrite e da artrose, bem como de outras dores crônicas.

Felicidade mesmo que ardida

A pimenta vermelha desidratada também estimula a produção de endorfina, hormônio que proporciona bem-estar e melhora o humor, sendo conhecido como componente no tratamento da depressão.

Sem machucados

Como passa por um processo de ressecamento, a pimenta do tipo calabresa fica com sabor realçado. O ardor também é mais forte, por isso é necessário consumi-la com cuidado e moderação. No entanto, o consumo diário pode reduzir a formação de coágulos no sangue e aumentar a resistência física, agilizando o processo de cicatrização de machucados e feridas.

E aí, curtiu descobrir os benefícios da pimenta calabresa? Comente e siga curtindo as matérias de alimentação do Vivo Mais Saudável.


TAGS
alimentação
nutrição
pimenta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ