É Bom Pra Quê?

23/11/2015 10:22 - Atualizado em 01/12/2016 09:49

Aproveite os benefícios da berinjela no cardápio

Alimento é eficaz no controle do colesterol, no funcionamento do intestino e no emagrecimento.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não é novidade que uma alimentação saudável pode contribuir (e muito) para a qualidade de vida. Os benefícios da berinjela comprovam que basta incluir alguns ingredientes no cardápio para conquistar uma refeição mais completa e nutritiva. Descubra mais sobre esse vegetal poderoso!

benefícios da berinjela

5 benefícios da berinjela

1. Faz bem para o coração

Uma pesquisa conduzida pela Universidade Estadual de Campinas comprovou que o suco de berinjela reduz em até 30% o colesterol de coelhos. Além da bebida, a farinha de berinjela também se tornou popular nesse controle.

O vegetal possui nasunina, um antioxidante que ajuda a controlar os níveis do colesterol ruim (LDL). Com esses ativos, as paredes das artérias ficam livres para a passagem do fluxo sanguíneo, o que ajuda a proteger a saúde cardiovascular.

2. Melhora o sistema digestivo

Entre os benefícios da berinjela também está a presença de fibras na composição. Elas colaboram com o trânsito intestinal, incentivando o bom funcionamento do sistema digestivo e evitando desconfortos como a prisão de ventre.

3. Fortalece os ossos

A berinjela também possui uma série de minerais importantes para o organismo. Manganês, potássio magnésio e cobre são algumas das substâncias que contribuem para ossos mais fortes e saudáveis.

4. Diminui dores

Um estudo conduzido na Universidade Federal do Rio de Janeiro apontou que a farinha de berinjela é uma poderosa aliada na diminuição dos níveis de ácido úrico. A substância, quando não controlada, pode provocar dores articulares e interferir na qualidade de vida do indivíduo.

5. Emagrece

Quem não quer exibir um corpo em forma, não é mesmo? O consumo regular da berinjela pode ajudar. A farinha do vegetal pode ser eficaz no emagrecimento, especialmente pelo alto teor de fibras, que contribuem para a sensação de saciedade. Fora isso, o ingrediente tem baixo teor calórico.

É importante ressaltar que, apesar dos benefícios da berinjela, o alimento estimula a formação de radicais livres, que podem causar o envelhecimento precoce. O problema pode ser combatido com alimentos ricos em vitamina C, como laranja, acerola e limão.

Saiba Mais
Quibe de berinjela é receita saudável e com poucas calorias
Dieta da berinjela garante consumo de fibras
Varie o cardápio com 2 receitas de berinjela recheada

Experimente o suco detox de berinjela

Agora que você está por dentro dos benefícios da berinjela, que tal desfrutar de muito mais saúde inserindo esse alimento na sua dieta? Confira a receita de um suco detox para eliminar as impurezas do organismo.

Ingredientes:

- 1 berinjela pequena

- 1 folha de couve

- 1 limão

- 1 colher de chá de gengibre

- 1 colher de chá de chia triturada

- 300ml de água de coco.

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe e sirva com gelo.

De que outras maneiras você costuma preparar berinjela? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
fibras
emagrecimento
detox
colesterol

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ