É Bom Pra Quê?

29/11/2015 04:31 - Atualizado em 06/12/2016 02:59

Aproveite o camu-camu, superalimento da Amazônia

A fruta pouco conhecida possui alto teor de vitamina C, sendo consumida até em forma de cápsulas ou pó.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O camu-camu é uma frutinha pequena e redonda, que mede de dez a 32 milímetros de diâmetro e nasce em áreas alagadiças da Amazônia. Recentemente, passou a acerola e ficou conhecida como fruta brasileira com a maior concentração de vitamina C.

Considerada um superalimento, é comercializada na forma de produtos industrializados, sendo bastante conhecida no exterior. Ela vem fazendo sucesso principalmente nos Estados Unidos e no Japão, onde é consumida em sumo, cápsula ou pó, chamado de camu powder. Conheça outros benefícios dessa iguaria e veja como aproveitá-la na dieta.

pó de camu-camu

Propriedades e benefícios do camu-camu

Com grande concentração de vitamina C, a polpa do camu-camu tem aproximadamente 2,6 gramas do nutriente para cada porção de 100 gramas. Na casca, esse valor aumenta para 3.9 gramas. Por conta disso, é utilizada para complementar o tratamento de diversos problemas de saúde.

Alguns deles são: infecções virais, incluindo herpes, herpes labial, gripes e resfriados; problemas oftalmológicos, como catarata e glaucoma; asma; aterosclerose; fadiga crônica; gengivite e outras doenças da gengiva; cefaleias; osteoartrite e artrite reumatoide.

A vitamina C também garante o aumento da imunidade do organismo, além de atuar na formação de colágeno, sendo ótima para a pele. Ela possui efeito antioxidante, agindo sobre os radicais livres, ajuda no processo de coagulação do sangue, previne o aparecimento de catarata, acelera a cicatrização, elimina toxinas do corpo e protege o cérebro de doenças degenerativas.

Consumir o camu-camu regularmente também ajuda a recuperar a musculatura no pós-treino, devido aos antioxidantes. Essa propriedade permite que as células sejam protegidas dos radicais livres, tornando a recuperação mais eficiente. Além disso, o estímulo à produção de colágeno auxilia no fortalecimento dos tecidos, diminuindo as chances de lesões.

Saiba Mais
Suco de goji berry com morango promete rejuvenescimento
Da Amazônia para o mundo: Aproveite os benefícios do açaí
Pitaia: Conheça os benefícios da fruta do dragão

Outro benefício do fruto é a contribuição para a perda de peso. Nesse caso, a vitamina C faz o organismo produzir um aminoácido chamado L-carnitina, que é responsável pela transformação da gordura em energia. Quanto mais esse aminoácido é produzido e circula no sangue, mais eficiente é a queima da gordura.

Não bastassem todas essas vantagens, o fruto amazônico também tem baixo valor calórico, sendo um ótimo aliado para quem quer emagrecer.

Receita: Suco de camu-camu

O camu-camu pode ser consumido in natura, na forma de suco, adicionado a vitaminas ou ainda na preparação de geleias, doces e bolos. Como a fruta é difícil de ser encontrada, existem também as opções em cápsulas e em pó. O ingrediente vermelho alaranjado é utilizado em sobremesas, smoothies e iogurtes, combinando bem com outras frutas mais docinhas.

Ingredientes:

- 2 rodelas de abacaxi

- 1 maçã com casca e sem semente

- 1 colher de sopa de camu-camu em pó

- 1 colher de sopa de goji berry

- 1 pitada de gengibre em pó

- ½ litro de água gelada

- Cubos de gelo a gosto

- Adoçante em pó a gosto.

Modo de Preparo:

Para fazer o suco, basta bater tudo no liquidificador até misturar bem. Beba em seguida e aproveite.

Que achou do artigo? Deixe um comentário! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
Amazônia
vitamina c
antioxidante
camu powder

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ