É Bom Pra Quê?

16/11/2015 09:07 - Atualizado em 03/12/2016 06:28

Aposte na noz-pecã para melhorar a saúde

O consumo diário de pequenas quantidades do fruto já garante uma série de benefícios.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Fonte de nutrientes e responsável por proporcionar uma série de benefícios para a saúde, a noz-pecã pode ser incluída diariamente no cardápio. Seja in natura ou em receitas de pratos doces e salgados, a semente dá um sabor especial para bolos, tortas, saladas e até mesmo chás.

As nozes ajudam a fortalecer as defesas do corpo, prevenindo contra diversas doenças, além de auxiliar na formação de glóbulos vermelhos, proteger a saúde do coração, fortalecer ossos e dentes e ainda evitar o envelhecimento precoce das células.

noz-pecã

Principais benefícios da noz-pecã

A noz-pecã é fonte de ácidos graxos essenciais, principalmente o linolênico e o linoleico, capazes de reduzir as taxas de colesterol e a formação de coágulos no sangue, além de ter ação anti-inflamatória. Ainda, contém fósforo, potássio e pouco sódio, o que fortalece o músculo cardíaco.

Rico em antioxidantes, especialmente vitamina E e selênio, o alimento age na prevenção do câncer. A mesma vitamina é importante também para estimular a fertilidade masculina. Além disso, seus compostos chamados fitoestrogênios, os mesmos encontrados na soja, reduzem os problemas relacionados à menopausa.

O fruto ainda é rico em cálcio, fundamental para a saúde dos ossos e dos dentes. Devido à grande concentração de vitamina B6, ele atua no bom funcionamento do cérebro e na produção de glóbulos vermelhos.

O consumo diário é indicado, mas com moderação. Para garantir todos os benefícios, basta comer cinco nozes (28 gramas) ao longo do dia. Isso equivale a 193 calorias.

bolo de noz-pecã

Inclua o alimento no cardápio

1. Receita de bolo de maçã com nozes

Ingredientes:

- 1 xícara de óleo vegetal

- 2 xícaras de açúcar

- 3 ovos

- 3 xícaras de farinha peneirada

- 1 colher de chá de bicarbonato de sódio

- 2 colheres de chá de essência de baunilha

- 1 xícara de noz-pecã picada grosseiramente

- 3 xícaras de maçã em cubinhos

- 1 colher de sopa de açúcar e 1 colher de chá de canela em pó para polvilhar (opcional).

Modo de Preparo:

Em um recipiente, misture os ovos, o azeite e o açúcar. Em seguida, junte a farinha, a baunilha, a maçã, a noz-pecã e o bicarbonato de sódio. Misture bem todos os ingredientes. Despeje a massa em uma forma untada e leve ao forno preaquecido a 180 graus por aproximadamente 45 minutos, até dourar e passar no teste do palito.

Deixe esfriar completamente antes de desenformar. Se desejar, polvilhe o bolo ainda quente com o açúcar e a canela misturados.

Saiba Mais
Pesquisas indicam que o cérebro humano melhora com a idade
Aprenda como fazer leite de soja em casa

2. Receita de farofa de banana e noz-pecã

Ingredientes:

- 1 banana-nanica grande cortada em cubinhos

- ¼ de xícara de noz-pecã picada grosseiramente

- 1 xícara de farinha de mandioca crua

- 1 cebola média picada

- 3 colheres de sopa de cebolinha picada

- 5 colheres de sopa de azeite de oliva

- Sal a gosto.

Modo de Preparo:

Em uma frigideira, coloque a cebola e doure-a em um pouco de azeite. Em seguida, acrescente a cebolinha picada, o sal, o restante do azeite e a farinha de mandioca. Vá misturando por alguns minutos em fogo baixo para torrar levemente sem queimar. Por último, acrescente as bananas e as nozes picadas.

A farofa serve como acompanhamento para diversas receitas e é uma boa opção para vegetarianos. Tem alguma sugestão de prato? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
saúde
nutrição
cérebro
minerais

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ