É Bom Pra Quê?

30/03/2017 10:24 - Atualizado em 28/04/2017 06:32

Anvisa divulga lista dos alimentos mais contaminados por agrotóxicos

Saiba quais produtos contam com maior taxa de agentes químicos

POR

Redação

  • +A
  • -A

Prezar por uma alimentação rica em verduras, frutas e legumes é um dos principais hábitos para uma vida mais saudável. No entanto, essa prática que faz tão bem para o corpo pode resultar em danos para o organismo. Isso porque a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou uma lista com os alimentos com maiores níveis de contaminação por agrotóxicos no Brasil.

O ranking conta com alimentos extremamente nutritivos e que colaboram para o bom funcionamento do corpo. No entanto, esses agentes tóxicos podem causar diversos tipos de reações, atingindo inclusive órgãos vitais.

Lista dos alimentos mais contaminados

Segundo a Anvisa, foram analisadas quase 2.500 amostras de 18 tipos de alimentos pelo Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos de Alimentos. E o resultado surpreende negativamente: cerca de um terço dos vegetais mais consumidos no Brasil apresentaram um nível de agrotóxico acima do aceitável.

Foram considerados os seguintes critérios: análise da presença de agrotóxicos acima do nível permitido e a presença de agrotóxicos não autorizados para o tipo de alimento.

Entre todos os vegetais analisados, a batata foi o único que passou ileso, sem apresentar contaminação. Já o pimentão alcançou o primeiro lugar no ranking entre os que mais apresentaram taxas de agrotóxicos, sendo que 91,8% das amostras analisadas estavam com níveis acima do aceitável. Cerca de 1/3 dos vegetais e frutas apresentam taxas acima dos níveis aceitáveis de toxinas. O morango, o pepino e a alface apresentaram irregularidades em mais de 50% dos lotes examinados.

Confira abaixo o infográfico divulgado pela Anvisa:

Como evitar produtos contaminados

A melhor forma de garantir produtos de qualidade e livres de contaminação é optando pelo consumo de produtos orgânicos, que são aqueles produzidos com métodos que não utilizam agrotóxicos sintéticos, transgênicos ou fertilizantes químicos. Com isso, sua qualidade é mantida e seus nutrientes preservados.
Para outras dicas de nutrição, não deixe de acompanhar o Vivo Mais Saudável.

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também