É Bom Pra Quê?

30/09/2015 04:28 - Atualizado em 02/12/2016 08:12

Antioxidante! Veja como usar gabiroba no cardápio

Fruto adocicado é rico em vitamina C e colabora para a manutenção do sistema imunológico.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A gabiroba pertence à mesma família da goiabeira e pode ser uma alternativa saborosa para um cardápio diferente. Rica em nutrientes, ela é opção para quem gosta de inovar na gastronomia de forma saudável.

Infelizmente, não existem grandes produtores do fruto, então ele não é de fácil acesso em todas as regiões brasileiras. Naturalmente, ele é encontrado principalmente nas áreas mais ao centro e ao sul do Brasil, especialmente no estado de Minas Gerais.

Conheça os benefícios da gabiroba

A grande árvore pode atingir até 25 metros de altura e acomoda frutos pequenos, adocicados e saborosos. A nutricionista Geórgia Bachi explica que a gabiroba possui fibras, vitaminas e minerais, mas seu grande destaque fica pela ação antioxidante, devido à alta concentração de vitamina C.

A especialista explica que o estresse habitual do dia a dia pode enfraquecer o nosso sistema imunológico. "Esse ilustre antioxidante nos ajuda a permanecermos saudáveis e ativos, pois trabalha efetivamente na manutenção do sistema imunológico, mantendo-o forte e saudável", esclarece.

A nutricionista afirma que a fruta pode ser consumida de muitas formas. Porém, para tirar proveito de todos os nutrientes, é interessante consumir sempre que possível a gabiroba in natura, evitando-se compotas açucaradas e geleias. Na forma natural, ela pode incrementar saladas ou sobremesas, por exemplo.

"Não existe uma regra referente a quantidades e restrições. Dependerá da individualidade e do objetivo apresentado por cada pessoa", adiciona a profissional.

mulher segura suco de gabiroba

Filé de panga ao molho de gabiroba

Ingredientes:

- 170g de filé de panga

- 210g de mandioca cozida batida

- Suco de ½ limão

- 100g gabiroba

- 150ml de água

- 50ml de leite

- 1 colher de sopa de cebola picada

- 1 colher de sopa de creme de leite

- 2 colheres de chá de manteiga

- 1 colher de chá de açúcar

- Sal a gosto

- Pimenta-branca a gosto.

Modo de Preparo:

Tempere o peixe com sal, pimenta e limão. Deixe descasar por 15 minutos. Depois, asse o filé na grelha.

Saiba Mais
Lichia: Conheça mais sobre essa fruta exótica
Pitaia: Conheça os benefícios da fruta do dragão
Conheça mais sobre os benefícios do araçá

Para o molho, bata no liquidificador a gabiroba com água. Peneire e reserve. Junte meia colher de manteiga e a cebola na panela. Acrescente uma colher de açúcar e espere caramelizar. Adicione a polpa batida no liquidificador e um pouco de sal. Deixe reduzir até a metade. Então, despeje o creme de leite e peneire a mistura.

Para o purê, misture a mandioca e o leite em uma frigideira com uma colher de manteiga. Ele servirá como acompanhamento para a receita.

Ficou curioso para experimentar a receita? Conte para nós se essa fruta é fácil de ser encontrada na sua região! E aproveite para conferir outras dicas para sua dieta aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
fruta
minas gerais
vitamina c
antioxidante

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ