É Bom Pra Quê?

05/03/2015 05:21 - Atualizado em 26/11/2016 02:13

Ameixa regula o intestino e controla a ansiedade

Fonte de diversas vitaminas e minerais, a ameixa pode ser usada em bolos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Existem diferentes tipos de ameixa, variando de acordo com a região em que é cultivada. Todas as espécies contêm uma variedade de componentes saudáveis, vitaminas e minerais. Com isso, a fruta alivia indigestão, infecções da gripe e problemas relacionados à ansiedade. Pode ser consumida de várias maneiras, sendo facilmente incluída em receitas e no cardápio diário.

ameixa

Benefícios da ameixa

A ameixa é fonte de vitaminas A, C, E e do complexo B (B1, B2, B3 e B6). Também contém ácido fólico, potássio, flúor, fósforo, magnésio, ferro, cálcio e zinco. Ainda fornece grande quantidade de fibras alimentares e de antioxidantes, oferecendo baixo valor calórico e sem gorduras nocivas.

O poder antioxidante da fruta ajuda no tratamento e na prevenção de doenças como osteoporose, degeneração muscular, diabetes e obesidade. Ela controla os níveis de colesterol, melhora a saúde cardiovascular, fortalece o sistema imunológico, protege o sistema nervoso e ajuda a cuidar da pele e da circulação sanguínea.

A ameixa seca é ainda mais rica em fibras, ajudando a diminuir o apetite e aliviar a prisão de ventre, regulando o funcionamento do intestino preso. Também promove a desintoxicação do organismo, eliminando metais pesados tóxicos como chumbo ou mercúrio, que podem estar presentes no peixe ou nas frutas e verduras.

Receitas com ameixa

Você pode incluir a ameixa facilmente no seu cardápio diário e aproveitar todos os benefícios para a saúde. Além de consumir a fruta in natura ou seca como opção de lanche saudável, existem também várias receitas de tortas, bolos e sobremesas deliciosas. Confira uma delas a seguir e prepare você mesmo.

Bolo de ameixa

Ingredientes:

- 1/2 kg de ameixa preta sem caroço

- 2 xícaras de chá de açúcar

- 3 ovos

- 5 colheres de sopa de azeite de oliva espanhol

- 2 xícaras de chá de farinha de trigo

- 1 colher de sopa de fermento em pó

- 1 pitada de sal.

Modo de preparo:

Coloque as ameixas em uma panela e cubra com água. Leve ao fogo até ferver e acrescente a metade do açúcar. Cozinhe por mais cinco minutos ou até a fruta ficar macia, mexendo de vez em quando. Retire do fogo, transfira a mistura para uma tigela e deixe amornar por 15 minutos.

Depois, acrescente as gemas, o resto do açúcar e quatro colheres de azeite de oliva (reserve uma colher). Bata na batedeira por três minutos ou até obter um creme homogêneo e esbranquiçado. Reserve.

Em outra tigela, peneire a farinha de trigo com o fermento e o sal. Adicione essa mistura, aos poucos, sobre o creme e misture bem com uma colher. Junte o doce de ameixas, mexendo suavemente. Reserve.

Pegando outro recipiente, coloque as claras e bata até atingir ponto de neve. Despeje sobre a massa e mexa. Com o azeite reservado, unte uma assadeira com furo no meio e enfarinhe. Despeje a massa e leve ao forno pré-aquecido por 40 minutos. Enfim, retire do forno, desenforme depois de morno e sirva.

Gostou das dicas de nutrição? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
frutas
dieta
intestino
colesterol

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ