É Bom Pra Quê?

15/08/2016 01:07 - Atualizado em 30/12/2016 07:37

Alimentos que ajudam a manter a saúde dos olhos

Saiba quais têm o poder de evitar o aparecimento doenças oculares

POR

Redação

  • +A
  • -A

Não há nada melhor para a saúde do que inserir na sua rotina uma alimentação rica em elementos naturais. Cada alimento traz consigo diversos benefícios para o corpo, desde que usados com regularidade. E você sabia que há, inclusive, aqueles que ajudam até mesmo na saúde dos olhos?

Alimentos indicados para saúde ocular

Saiba quais alimentos têm o poder de evitar o aparecimento doenças oculares e cuide da sua saúde:

Peixes

(Foto: Istock)

Peixes como salmão, atum, anchovas, cavala e truta são alimentos ricos em ômega-3 e ômega-6 e, por isso, são fortes aliados na prevenção da Síndrome do Olho Seco, doença comum em crianças. Além disso, esses peixes ainda são ricos em minerais e vitaminas A, B6, B12, C, D e E.

Cenouras e alimentos alaranjados

(Foto: Istock)

A cenoura possui fama de ser boa para os olhos e não é sem razão. O alimento é um antioxidante natural e fonte indireta para se obter a vitamina A, responsável por trazer benefícios para a retina e outras partes do olho. Além da cenoura, outros alimentos de cor laranja, como a abóbora, também são indicados para o bom funcionamento dos olhos.

Ovos

(Foto: Istock)

Os ovos são ricos em luteína e zeaxantina e a gema contém zinco, responsável por reduzir as chances de degeneração ocular relacionada à idade. Assim, o alimento pode conter danos oxidativos e evitar a possível perda gradual da visão.

Folhas verdes

(Foto: Istock)

Uma salada de folhas verdes, como couve, alface e espinafre, traz benefícios para todo o corpo e os olhos, claro, não ficam de fora disso. As folhas protegem os olhos das ações do sol, da degeneração macular e da catarata, por conterem luteína e zeaxantina. E tem mais! Esses antioxidantes contribuem ainda para reduzir possíveis desconfortos em relação ao brilho e podem aumentar o alcance visual.

Frutas vermelhas

(Foto: Istock)

As frutas vermelhas são ricas em vitamina C, que ajudam na prevenção de diversas doenças oculares. Esses alimentos ainda possuem antioxidantes que evitam a progresso de doenças como o glaucoma.

Alho

(Foto: Istock)

O alho controla o colesterol ruim, que é um dos responsáveis pela degeneração macular. A doença é uma das causadoras da cegueira na velhice e por isso é tão importante ser prevenida. Além disso, o alho tem outros benefícios como: melhora a circulação do sangue, é rico em substâncias oxidantes e ajuda a controlar a pressão.


É importante ressaltar que esses alimentos são benéficos não só para os olhos, como também para a saúde como um todo. No entanto, antes de mudar a dieta radicalmente, é importante inserir aos poucos os novos alimentos para uma melhor adaptação. Além disso, sempre que possível, é recomendável ir a um médico ou nutricionista para criar uma dieta de acordo com suas principais necessidades e estilo de vida, respeitando ainda as suas preferências alimentares.


Por fim, é indispensável ir ao oftalmologista regularmente para fazer exames de visão e assim garantir a saúde dos seus olhos. A frequência com que deverá se consultar poderá ser indicada pelo seu médico, de acordo com sua idade, histórico familiar e alterações identificadas. Fique atento!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ

Veja Também