É Bom Pra Quê?

31/03/2015 05:21 - Atualizado em 09/12/2016 01:52

Alimentos diuréticos eliminam o excesso de líquidos

Com o consumo de sucos e chás diuréticos, é possível também diminuir a retenção de líquidos.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Existem diferentes tipos de diuréticos, que são responsáveis por diminuir o inchaço e melhorar a circulação. Entre outros benefícios, esses alimentos aumentam o fluxo da urina e a perda do sódio presente no organismo, controlando o volume dos fluídos corporais e eliminando o excesso de líquidos.

Os principais alimentos que possuem função diurética são as frutas, como limão e abacaxi, mas outras opções também podem funcionar. A dica é sempre consumir diuréticos com indicação profissional, para evitar complicações e garantir os efeitos positivos das substâncias.

diureticos

Benefícios dos alimentos diuréticos

Entre os benefícios nutricionais e para o organismo, os diuréticos são capazes de regular o intestino, baixar a pressão arterial e diminuir a retenção de líquidos. São grandes aliados para a perda e o controle do peso, eliminando o excesso de fluídos do corpo e promovendo mais saúde e bem-estar.

Um dos alimentos diuréticos mais poderosos é o limão. Podendo ser utilizado para tratar infecções do trato urinário, ele ajuda a reduzir a quantidade de sal retida no corpo.

O abacaxi é outra fruta que traz benefícios, pois, além de fornecer vitaminas, minerais e antioxidantes, ele tem alto teor de fibras, que aceleram o processo digestivo e eliminam a água retida no organismo.

O aipo é mais uma opção de diurético, pois ajuda a eliminar o excesso de líquidos do corpo, reduz a pressão arterial e proporciona mais saciedade. O consumo do pepino também estimula a eliminação de líquidos, ajudando a eliminar as toxinas e as células gordurosas do organismo por meio da urina.

Outros alimentos diuréticos são a aveia, a couve-de-bruxelas, o gengibre, a beterraba, a maçã, o repolho, a berinjela, a salsa, o tomate, a melancia, a cenoura, o alho, a alcachofra, o aspargo, as bebidas cafeinadas e, também, a água.

Para potencializar ainda mais os efeitos dos diuréticos, é indicado praticar alguma atividade física regularmente. Os exercícios melhoram a circulação sanguínea, facilitando a eliminação dos líquidos acumulados no corpo.

Riscos e contraindicações dos diuréticos

O consumo de diuréticos deve ser feito de forma adequada, pois o seu excesso pode trazer alguns riscos para a saúde. Os principais efeitos colaterais são a perda da termorregulação do corpo, perda de potássio e sódio, quedas da pressão arterial, diminuição do desempenho aeróbico e da força muscular, cãibras, desidratação, tontura e fraqueza.

Além dos alimentos, também existem substâncias diuréticas que devem ser indicadas por profissionais da saúde para que o tipo e maneira de consumo sejam feitas corretamente. O uso dos medicamentos exige cuidados e possui contraindicações, por isso a importância de consultar um médico.

Receita de suco diurético

Uma ótima opção para consumir diuréticos naturais é fazer sucos e tomá-los diariamente, diminuindo o inchaço e a retenção de líquidos do corpo.

Ingredientes:

- 1/2 pera

- 1/2 maçã

- 1 fatia de melão

- 2cm de gengibre

- 1 copo de água.

Modo de Preparo:

Para preparar o suco, bata todos os ingredientes no liquidificador ou passe as frutas e o gengibre pelo processador de alimentos. Acrescente algumas pedras de gelo e beba em seguida para aproveitar ao máximo as propriedades. É recomendado tomar o suco duas vezes por dia, uma vez em jejum e outra no final da tarde.

Gostou das dicas de alimentação? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
retenção de líquidos
detox
sódio
circulação sanguínea

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ