Dr. Drauzio Varella

ESPECIALIDADE

Oncologia

ONDE ATENDE

Dr. Drauzio Varella

Apresentação

Médico cancerologista, formado pela USP.

O que Trata

Imunidade e saúde.

Formação Acadêmica

No início dos anos 1970, trabalhou com o professor Vicente Amato Neto, na área de moléstias infecciosas do Hospital do Servidor Público de São Paulo. Durante 20 anos, dirigiu o serviço de Imunologia do Hospital do Câncer (SP) e, de 1990 a 1992, o serviço de Câncer no Hospital do Ipiranga, na época pertencente ao INAMPS.

Foi um dos pioneiros no tratamento da AIDS, especialmente do sarcoma de Kaposi, no Brasil. Em 1986, sob a orientação do jornalista Fernando Vieira de Melo, iniciou campanhas que visavam ao esclarecimento da população sobre a prevenção à AIDS, primeiro pela rádio Jovem Pan AM e depois pela 89 FM de São Paulo.

Em 1989, iniciou um trabalho de pesquisa sobre a prevalência do vírus HIV na população carcerária da Casa de Detenção do Carandiru. Desse ano, até a desativação do presídio, em setembro de 2002, trabalhou como médico voluntário. Atualmente, faz o mesmo trabalho na Penitenciária Feminina de São Paulo.

Na Amazônia, região do baixo rio Negro, dirige um projeto de bioprospecção de plantas brasileiras com o intuito de obter extratos para testá-los experimentalmente em células tumorais malignas e bactérias resistentes aos antibióticos. Esse projeto, apoiado pela FAPESP, é realizado nos laboratórios da UNIP (Universidade Paulista) em colaboração com o Hospital Sírio-Libanês.

Cargos e Títulos

Livros publicados:

  • Aids Hoje: 3 volumes em colaboração com os médicos Antonio Fernando Varella e Narciso Escaleira;
  • Estação Carandiru (Companhia das Letras): Prêmio Jabuti de 2000;
  • Macacos (Publifolha): Faz parte da série Folha Explica;
  • Nas Ruas do Brás (Companhia das Letrinhas): Literatura infantil; Prêmio Novos Horizontes da Feira Internacional do livro de Bolonha, Itália, e revelação de autor de literatura infantil na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em 2001;
  • De Braços Para o Alto (Companhia das Letrinhas): Literatura infantil, publicado em 2002;
  • Florestas do Rio Negro: Coordenou a elaboração do livro que, sob a editoria científica de Alexandre de Oliveira e Douglas C. Daly, reúne trabalhos de vários colaboradores sobre a biodiversidade botânica da região amazônica e foi indicado para o Prêmio Jabuti em 2002;
  • Maré – Vida na favela (Casa das palavras): Co-autoria: Paola Berenstein, Ivaldo Bertazzo, Drauzio Varella, Pedro Seiblitz (imagens);
  • Por um Fio (Companhia das Letras): Publicado em 2004;
  • Borboletas da Alma (Companhia das Letras): Publicado em 2006;
  • O Médico Doente (Companhia das Letras): Publicado em 2007;
  • Cabeça do Cachorro (Editora Terrabrasil): Drauzio Varella, Araquém Alcântara e Jefferson Peixoto; Ensaio publicado em 2008;
  • Teoria das Janelas Quebradas (Companhia das Letras): Publicado em 2010;
  • Vencer o Câncer (dendrix): Publicado em 2014.

É Bom Pra Quê?

03/11/2014 06:00 - Atualizado em 09/12/2016 03:47

Alimentação Saudável por Drauzio Varella

Macro e micronutrientes, equilíbrio alimentar e ingredientes coloridos no prato.

POR

Dr. Drauzio Varella

  • +A
  • -A

Dráuzio Varella, um dos nossos especialistas em saúde, explica a alimentação do ponto de vista médico. Se você quer ter saúde com o seu organismo funcionando bem, leia esta entrevista que trata o tema nas diferentes fases da vida, começando pelo aleitamento materno.

1. Leite materno: quais são suas propriedades os ganhos para a saúde ao longo da vida?

O leite materno é um alimento perfeito para o recém-nascido, insubstituível. Mesmo se houvesse um leite em pó com todos os nutrientes, ainda não teríamos todos as células e os anticorpos que o aleitamento oferece. O leite materno possui todos os nutrientes que o bebê necessita para esta fase, além de células imunológicas da mãe e anticorpos. O contato entre mãe e bebê, durante o amamentar, também é muito importante. É através dele que a criança tem contato com germes ao mesmo tempo que recebe anticorpos.

Sua mente ajuda ou atrapalha seu bem-estar? Descubra aqui.

2. Durante a infância, de quais nutrientes o corpo mais necessita para o crescimento?

O corpo necessita de todos os nutrientes disponíveis, macro e micronutrientes, para mobilizar energia e construir novos tecidos. Carboidratos, proteínas e gorduras são os macronutrientes. Os micronutrientes são as vitaminas e os sais minerais. A dieta para ser equilibrada deve conter os macronutrientes necessários e obrigatoriamente os micronutrientes presentes nos vegeteis (principalmente nos coloridos).

Hoje, as crianças exageram nos carboidratos (salgados, doces, biscoitos). É muito carboidrato e o corpo não desperdiça, acaba armazenando em forma de gordura. Dietas doidas (sem glúten, por exemplo) não têm nenhum respaldo cientifico. Há pessoas intolerantes ao glúten e a essas farinhas de modo geral que acabam provocando diarreia e outros sintomas. De 5 anos pra cá, falam de um problema com glúten. Criou-se essa onda de que precisamos tirar o glúten, porque se tirarmos esses alimentos (que contem glúten = carboidratos) emagrecemos. Os pais não devem passar aos filhos o conceito da dieta. Devemos passar uma educação alimentar para as crianças

O que as medidas de sua cintura e seu quadril indicam sobre sua saúde? Faça o teste e descubra.

3. O que podemos chamar de maus hábitos alimentares e quais consequências eles podem trazer à saúde?

Maus hábitos alimentares é ter uma dieta desequilibrada, que exagera em determinado componente e fica na falta de outros, geralmente dos micronutrientes essenciais. A dieta deve ser colorida, quanto mais vegetais, melhor.

O desequilíbrio pode criar problemas, carne em excesso, gordura em excesso, açúcar em excesso... O ponto fundamental para uma alimentação saudável é achar um equilíbrio. Se errou em uma refeição, acerte na outra.

E o suco, pouca gente sabe, não é uma forma inteligente de alimentação, pois possui grande quantidade de açúcar. Uma laranja inteira engorda menos do que um copo de suco de laranja. Muita gente toma suco o dia inteiro e fica brigando com a balança. O tubo digestivo gasta energia para digerir a fruta.

Veja como anda a qualidade do seu sono e aprenda a dormir melhor.

4. Na idade adulta, quais deficiências de nutrientes começamos a apresentar?

As deficiências dependem de como a pessoa se alimenta, independentemente da idade.

Saiba seus níveis de estresse e ansiedade e receba dicas para relaxar.

5. Articulações, ossos, mudanças na visão, audição... A alimentação pode ajudar o corpo para um envelhecimento saudável?

Alimentação equilibrada é a melhor ajuda! Mas esses problemas diversos surgem por falta de atividade física, pela vida sedentária. As pessoas têm a ilusão de terem uma dieta saudável e abrir mão de atividade física. O corpo humano é uma máquina construída pelo movimento, por isso, precisamos de atividade física para um envelhecimento saudável.

Receba dicas de saúde do Drauzio Varella no seu celular com o Vivo Saudável, premiado como melhor serviço de bem-estar e fique de olho na seção Eles explicam para mais artigos, entrevistas e dicas de nossos especialistas!

E não esqueça de curtir a página do Vivo Mais Saudável no Facebook para receber informação que faz bem todos os dias!

 

 

TAGS
alimentação saudável
drauzio varella
dieta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ