É Bom Pra Quê?

15/06/2015 02:41 - Atualizado em 04/12/2016 07:47

Aliada dos diabéticos: Conheça os benefícios da batata yacon

O alimento possui inulina, uma fibra alimentar que ajuda no controle da glicemia.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A batata yacon ganhou fama por auxiliar na redução dos níveis de glicemia, sendo uma importante aliada na dieta de pessoas que têm diabetes. A textura é mais resistente que a de outros tubérculos e o sabor adocicado é uma característica do alimento.

Segundo um estudo da National Center for Biotechnology Information (NCBI), dos Estados Unidos, a batata yacon possui uma substância parecida com a insulina, capaz de reduzir as taxas de glicose no sangue. Isso ocorre por uma combinação de nutrientes, entre eles a inulina, um tipo de açúcar de baixa caloria que não promove picos de glicemia.

batata yacon

Insira a batata yacon na sua alimentação

Originária da América do Sul, ela possui outros benefícios além do controle da glicemia, como por exemplo o fornecimento de fibras alimentares, que contribuem para o bom funcionamento do intestino. Estimulante da flora bacteriana intestinal, ela é muito indicada para quem sofre com prisão de ventre ou altos níveis de colesterol.

Outro nutriente interessante da batata yacon é o amido resistente, que sobrevive às enzimas digestivas e proporciona maior sensação de saciedade. Assim, é possível evitar lanchinhos calóricos fora de hora.

Já o alto teor de água no alimento, que fica em torno de 85%, faz com que seu valor energético não seja muito alto, contribuindo para quem está de olho na balança. Além disso, as boas quantidades de compostos fenólicos têm função antioxidante.

Ainda com dúvidas se deve investir nesse alimento? Pois fique sabendo que a raiz também contém triptofano, que contribui para a formação de serotonina, neurotransmissor relacionado ao bom humor.

Receitas com batata yacon

Depois de ficar por dentro dos benefícios da batata yacon, que tal aprender algumas delícias para surpreender a família? Ao contrário das outras batatas, essa raiz deve ser consumida crua, assim como uma fruta, garantindo assim a absorção total de seus nutrientes.

Salada de batata yacon

Ingredientes:

- 400g de batata yacon

- 300g de alface americana cortada

- 2 unidades de pepino japonês

- 300g de agrião

- 12 unidades de tomate sweet grape

- 10 unidades de azeitona preta sem caroço.

Modo de Preparo

Lave bem os vegetais. Descasque a batata e o pepino. Corte a yacon em quadradinhos e o pepino em fatias. Reserve. Separe as folhas da alface e do agrião. Junte as folhas aos demais ingredientes e mantenha a salada na geladeira até a hora de servir.

batata yacon

Suco de melão com batata yacon

Para preparar o suco, basta bater tudo no liquidificador.

Ingredientes:

- 2 xícaras de chá de melão picado

- 1 batata yacon média

- 10 folhas de hortelã

- 1 xícara de água de coco.

Pronto para provar essas delícias e aproveitar todos os nutrientes? Depois nos conte o que você achou! E aproveite para acompanhar as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
glicemia
receitas
fibras
nutrição

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ