É Bom Pra Quê?

13/04/2015 01:22 - Atualizado em 04/12/2016 12:35

Alho aumenta a imunidade e a saúde do coração

O consumo frequente do alimento ajuda a manter o coração saudável e evita diversas doenças.

POR

Redação

  • +A
  • -A

O alho é um dos temperos mais utilizados na culinário do mundo todo, dando um sabor mais forte e picante para diversos pratos. Mas as vantagens desse alimento vão muito além de ser um bom tempero, pois ele possui propriedades curativas e traz uma série de benefícios para o funcionamento do organismo. 

Benefícios do alho para a saúde

Considerado um superalimento, o alho é rico em vitaminas e minerais que proporcionam benefícios principalmente para o coração. O alimento é eficaz na prevenção e no tratamento de doenças cardiovasculares, pois diminui a pressão arterial e o mau colesterol, estimula a circulação do sangue e dificulta a coagulação sanguínea.

alho

Além disso, contém antioxidantes que combatem os radicais livres e aumentam a imunidade do organismo. O consumo regular do alho também elimina as bactérias do organismo e age contra micro-organismos nocivos, devido a sua função como antibiótico natural.

Compostos presentes no alimento, como selênio e vitamina C, juntamente com outras substâncias, têm a capacidade de reduzir as chances de desenvolvimento de cânceres, inibindo o crescimento de células cancerígenas. Os principais são o câncer de próstata e o câncer do cólon.

O alho ajuda na prevenção de gripes e resfriados. Evita, ainda, outros problemas de saúde, como o reumatismo, a diarreia, dores estomacais, cansaço físico e doenças nervosas. Também ajuda na digestão, evita a acidez estomacal e protege o fígado e a vesícula.

Para aproveitar todos os benefícios que o alho oferece para a saúde, é indicado que o alimento seja consumido cru, pois muitas das suas propriedades são perdidas no processo de cozimento. O ideal é comer dois dentes por dia.

Como eliminar o odor do alho

A única desvantagem do alho é o seu odor forte, devido ao alto teor de enxofre. Ao consumir ou utilizar o alimento no preparo de pratos, o cheiro forte pode ficar no hálito e nas mãos. Isso incomoda algumas pessoas, que acabam deixando de ingerir o alimento e de aproveitar seus benefícios.

Para evitar esses incômodos, alguns métodos caseiros podem ser a solução. Para eliminar o mau hálito, é indicado utilizar comprimidos naturais próprios para eliminar esse tipo de efeito. Outras dicas é tomar suco de limão ou ainda mastigar uma folha de menta.

O odor forte que fica nas mãos pode ser neutralizado com o aço inoxidável. Basta esfregar os dedos em uma faca, uma colher ou mesmo na pia, embaixo de água fria corrente. O sal também pode ser utilizado, esfregando um pouco do condimento com as mãos, sem molhar, até remover o cheiro.

Existem ainda outros truques para eliminar o odor, como esfregar os dedos em plantas e folhas, ou utilizar limão e laranja espremidos nas mãos - cuidado para não tomar sol após o manuseio, pois isso causa manchas na pele. Há, por fim, a opção de usar luvas descartáveis na hora de cozinhar.

Gostou das dicas? Então deixe um comentário! E não esqueça que você sempre encontra novidades de alimentação aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
coração
imunidade
saúde
temperos

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ