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18/09/2015 10:30 - Atualizado em 02/12/2016 01:59

Alcaparra faz bem para a saúde? Conheça os benefícios

Rica em vitaminas e minerais, ela também dá um sabor especial a vários pratos.

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Redação

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Apesar de possuir grande concentração de sódio, a alcaparra é rica em vitaminas e minerais, trazendo uma série de benefícios para o funcionamento do organismo. Também é conhecida por conter propriedades medicinais, ajudando a tratar e prevenir problemas de saúde.

Com isso, sendo consumida com moderação, pode ser uma ótima opção, válida como tempero em pratos com peixe ou carne de sabor mais suave. Molhos, vinagretes e outras receitas também ficam bastante saborosos, dando um toque especial à refeição.

alcaparra numa tigela

Conheça os benefícios da alcaparra

A alcaparra é uma planta em forma de arbusto, com origem na região Mediterrânea. A parte utilizada é o botão da flor, comumente usado na culinária e até mesmo como remédio natural. Entre as propriedades medicinais, estão a atuação como adstringente, afrodisíaco, antiespasmódico, calmante, diurético, estimulante do estômago, tônico e vermífugo.

É fonte de vitaminas A, B1, B2, B3 e C, possuindo ação antioxidante e sendo uma poderosa combatente dos radicais livres que danificam o organismo. Além disso, também melhora o funcionamento do fígado, abre o apetite e combate a flatulência.

Com baixo valor de calorias e gorduras, a alcaparra conta ainda com a presença de sódio, cálcio, ferro, magnésio e outros nutrientes. Com isso, atua na proteção de algumas células, controlando os níveis de colesterol e prevenindo o envelhecimento precoce.

Como a alcaparra pode ter um alto valor de sódio, por ser processada em salmoura, é preciso tomar alguns cuidados na hora de consumi-la. Pessoas que sofram de hipertensão devem evitar o consumo. Quem não possui o problema deve utilizar com moderação.

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Receita de salmão com molho de alcaparras

Que tal incluir a iguaria no cardápio com um prato delicioso? Ela dá um toque especial ao sabor do salmão e é uma ótima opção de jantar para toda a família.

Ingredientes:

- 1 posta de salmão de 1kg

- 1 dente de alho amassado

- Azeite, suco de limão, alecrim e sal a gosto

- Rodelas de batata pré-cozidas

- 1 colher de sopa de manteiga

- 2 colheres de sopa de azeite

- 4 colheres de sopa de alcaparras

- Salsinha a gosto.

Modo de Preparo:

Tempere o salmão com o suco de limão, o alho, o alecrim e o sal. Deixe descansar na geladeira por 30 minutos. Numa travessa untada, coloque as rodelas de batata e o salmão. Regue com azeite. Leve para assar por 30 minutos coberto com papel-alumínio, retire o papel e deixe dourar.

Para o molho, aqueça numa frigideira a manteiga e o azeite, junte as alcaparras lavadas e escorridas, depois a salsinha. Desligue o fogo. Em seguida, retire o salmão do forno, cubra-o com o molho e sirva.

Quer mais dicas para uma alimentação equilibrada e nutritiva? Então continue de olho no Vivo Mais Saudável. E não esqueça de comentar o que você achou dessa receita!

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afrodisíaco
antioxidante
flatulência
fígado

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