É Bom Pra Quê?

22/02/2016 03:00 - Atualizado em 04/12/2016 02:11

Açúcar demerara pode tornar as receitas mais saudáveis

Como a extração ocorre sem a adição de aditivos químicos, o produto mantém taxas nutricionais mais altas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Mesmo para quem está de dieta, os açúcares são fontes importantes de nutrientes e não devem ser totalmente excluídos da alimentação diária. O uso moderado de tipos mais saudáveis, como o açúcar demerara, é uma alternativa de manter o sabor dos pratos sem abrir mão da saúde.

A cana-de-açúcar é a fonte das diversas variações do produto. A extração pode diferenciar de um tipo para o outro, mantendo mais ou menos nutrientes. Confira mais informações a seguir.

colher de açúcar demerara

Benefícios do açúcar demerara

Em termos nutricionais, o açúcar demerara é muito similar ao tipo mascavo. Ambos não passam pelo processo de refinamento e, por isso, a qualidade nutricional é melhor que a do açúcar branco refinado.

O grão do demerara, também como o mascavo, é marrom-claro, mas não altera o sabor dos alimentos. Como ele tampouco recebe aditivos químicos, acaba mantendo alguns benefícios. Entre eles, destaca-se a presença da vitamana B1, responsável pela manutenção do tônus muscular, da parede do trato digestivo e do sistema nervoso.

Já a vitamina B2 presente na composição tem um papel importante no crescimento e no desenvolvimento do corpo humano, enquanto a vitamina B6 ajuda a prevenir e tratar doenças como a anemia, pois contribui para a produção de hemoglobina. Além disso, esse ingrediente ainda é fonte de cálcio, magnésio, cobre, fósforo e potássio.

No entanto, mesmo que o açúcar demerara apresente benefícios em comparação ao tipo refinado, a recomendação é que o seu uso seja feito com moderação. O excesso do produto, além de aumentar os índices de triglicérides, pode causar diabetes, obesidade e inflamação das células.

Para experimentar: Bolo de cenoura do bem

Depois de ficar por dentro dos benefícios do açúcar demerara, que tal provar uma receita de bolo de cenoura deliciosa e com poucas calorias? Confira as instruções:

Ingredientes:

- 2 cenouras

- 2 xícaras de farinha de arroz

- 3 ovos

- 1 xícara de água fervendo

- 2 colheres de sopa de fermento

- 1 xícara de açúcar demerara.

Modo de Preparo:

Bata as claras em neve. No liquidificador, junte as cenouras raladas, as gemas, o açúcar e as claras batidas. Bata um pouco. Depois disso, acrescente a farinha de arroz, a água fervente e, por último, o fermento.

Deixe a massa descansar por mais ou menos 15 minutos e, em seguida, leve ao forno por aproximadamente 40 minutos. Caso queira fazer uma cobertura para o bolo, derreta meia barra de chocolate meio amargo e misture com um pouco de bebida vegetal, como leite de arroz, de quinoa ou de aveia.

Você costuma utilizar o açúcar demerara em suas receitas? Quais são os seus doces favoritos com o produto? Conte para nós! E aproveite para conferir outras dicas de alimentação e saúde aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
açúcar mascavo
tipos de açúcar
vitaminas
receita

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ