É Bom Pra Quê?

29/03/2015 12:21 - Atualizado em 17/10/2016 06:44

Ácidos graxos são essenciais para um organismo equilibrado

Considerados a gordura boa das dietas, eles podem auxiliar no desempenho em atividades físicas.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Você sabia que existem substâncias essenciais para nosso organismo, mas que são pouco ingeridas na nossa dieta? Elas são as gorduras boas, que atendem pelo nome de ácidos graxos.

Todas as células do nosso corpo se beneficiam desses compostos, que produzem energia, aumentam o metabolismo, impulsionam o crescimento dos músculos e transportam oxigênio para diferentes órgãos. Nossas funções nervosas e a regulação dos hormônios também podem ser auxiliadas pelos ácidos graxos, que possibilitam o crescimento normal das células.

Apesar de serem fundamentais, eles não são produzidos em nosso organismo, dependendo exclusivamente da alimentação para serem ingeridos. Quer conhecer mais benefícios desses ácidos e incluí-los na sua dieta? Então confira.

acidos graxos

Benefícios dos ácidos graxos

Como não são produzidos pelo corpo humano, os ácidos graxos precisam fazer parte das nossas refeições. Tanto alimentos comuns quanto suplementos podem ser encontrados para inseri-los na dieta. Porém, a maioria dos ingredientes que compõem nosso cardápio não possui esses ácidos, que são retirados durante o processamento industrial.

Atletas utilizam os graxos como suplementação, já que eles melhoram o desempenho e são difíceis de encontrar na alimentação diária. Pessoas que buscam combater a obesidade também precisam consumir esses compostos, pois o transtorno alimentar pode estar associado à falta de gorduras boas nas refeições.

Os ácidos graxos permitem emagrecer com saúde e aumentar o metabolismo do corpo. Para os treinos físicos, elas diminuem as quebras do tecido muscular, aceleram o crescimento, melhoram a recuperação, diminuem as inflamações e contribuem para o trabalho das articulações.

Além disso, para quem deseja impulsionar a atividade mental, esse tipo de gordura ajuda a fornecer nutrientes necessários para o funcionamento correto dos impulsos nervosos. Também mantém a saúde cardiovascular em dia, porque controla os níveis de triglicerídeos.

Se você leva uma vida saudável e está sempre em atividade, a alimentação com as gorduras boas permite qualidade de vida e sensação maior de bem-estar.

Como é possível ingerir os ácidos graxos?

Em algumas pessoas, os ácidos graxos podem não ser processados corretamente. Problemas com alcoolismo, excesso de açúcar na corrente sanguínea, colesterol alto e falta de vitaminas reduzem a capacidade de assimilação das gorduras boas, provocando a necessidade de suplementação.

As melhores fontes dos ácidos estão nos peixes e em alguns grãos. Deles, destacam-se o bacalhau, os peixes que produzem maiores níveis de ômega 3 e a linhaça.

Do fígado do bacalhau, é extraído um óleo excelente, riquíssimo em graxos naturais. Da mesma forma, o óleo de peixe comum produz o ômega 3, que nada mais é que um ácido graxo puro, fonte de gorduras boas e muito saudável.

Consumir peixes e o óleo desses animais proporciona uma ingestão maior de ômega 3 e ácidos com gorduras boas. Por isso, grande parte das dietas para atletas possui esse alimento no cardápio, a fim de melhorar o desempenho físico e auxiliar no emagrecimento.

Os ácidos também podem ser encontrados no óleo de linhaça, uma semente que produz gordura boa e pode ser misturada em diversos alimentos.

Gostou das dicas de nutrição? Então deixe um comentário! E não esqueça de curtir nossa página no Facebook para ficar por dentro de todas as novidades do Vivo Mais Saudável.

TAGS
ômega 3
peixe
linhaça
dieta para atletas

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ