É Bom Pra Quê?

26/03/2016 04:00 - Atualizado em 07/12/2016 09:44

Abuse da pasta de berinjela para receitas mais saudáveis

O condimento ajuda a reduzir o colesterol e as dores nas articulações.

POR

Redação

  • +A
  • -A

A pasta de berinjela, também conhecida como babaganuche, é uma das tradicionais receitas do Oriente Médio. O condimento ajuda na redução do colesterol e no emagrecimento. Saiba mais sobre esses benefícios e veja como preparar essa delícia saudável na sua cozinha.

pasta de berinjela com pães torrados

Os benefícios da pasta de berinjela

Desde o início do século 20, já se fala nos benefícios do consumo da berinjela. Os estudos se aprofundaram e comprovaram algumas vantagens desse alimento.

Redução do colesterol

De acordo com um estudo realizado pela Universidade Federal da Paraíba, a redução do colesterol se deve a uma substância extraída da berinjela: a nasunina. Essa antocianina contribui para a redução do colesterol total e para o equilíbrio do colesterol HDL, conhecido como colesterol bom.

A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizou outra pesquisa, na qual foi possível comprovar que a berinjela é a melhor alternativa para controlar o colesterol, ainda que o fruto não substitua o tratamento com remédios.

Menos dores e menos quilos

A berinjela contém um alto teor de água de fibras, que promovem a sensação de saciedade. Esses aspectos contribuem para a perda de peso, além de beneficiarem o funcionamento dos rins.

Esse alto teor de água e fibra ajuda na diminuição do desconforto intestinal causado pela prisão de ventre. Porém, o consumo do vegetal deve ser aliado ao hábito de beber água in natura, já que, quando hidratadas, as fibras facilitam a evacuação.

Outra pesquisa da UFRJ mostrou que o consumo da farinha de berinjela contribui para a eliminação de ácido úrico, que provoca dores nas articulações quando está em grandes concentrações no organismo.

infográfico pasta de berinjela

Prepare a pasta de berinjela em casa

Agora que já conhece os benefícios da berinjela, que tal acrescentá-la ao seu cardápio? A pasta conhecida como babaganuche pode ser consumida com sanduíches, canapés e torradas, mas isso não impede que você solte a sua imaginação e use-a em outros pratos.

Ingredientes:

- 1 berinjela grande

- ¼ de xícara de chá de sumo de limão

- 1 colher de sopa de azeite de oliva extravirgem

- 1 colher de sopa de tahine

- 1 dente de alho amassado

- Sal e pimenta a gosto.

Modo de Preparo:

Asse a berinjela até que ela fique macia. Você pode verificar com um garfo a consistência do vegetal.

Depois de assada, retire a polpa e amasse. Acrescente o suco de limão, o azeite de oliva e o tahine. Mexa bem. O alho, a pimenta e o sal devem ser misturados por último para temperar a pasta de berinjela.

Depois de temperada, ela já pode ser consumida. A receita rende em torno de cinco porções.

Apesar de todos os benefícios, é importante ficar atento, pois a berinjela estimula a produção de radicais livres, que podem causar envelhecimento precoce. Por isso, especialistas recomendam o consumo de frutas com alto teor de vitamina C, como laranja e limão, para combater esses efeitos negativos.

Que achou da receita de babaganuche? Conte para nós! Se gostou do artigo, aproveite para compartilhar as informações com seus amigos nas redes sociais! E não se esqueça de conferir outras dicas de saúde e nutrição aqui no Vivo Mais Saudável.

TAGS
babaganuche
colesterol
emagrecimento
dieta

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ