É Bom Pra Quê?

10/07/2014 07:00 - Atualizado em 06/12/2016 07:37

Abacate faz bem ao coração e é poderoso aliado da saúde

Além de beneficiar o organismo, abacate pode ajudar até no kit de beleza da mulher.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Além de ser gostoso, o abacate é uma fruta que traz uma série de benefícios para a nossa saúde e beleza. Quer conhecer os efeitos positivos da ingestão desse alimento para o organismo?

Descubra os poderes do abacate

A cada 100 gramas, o abacate possui 108 kcal, 1,1 gramas de proteínas, 10,5 gramas de gordura total, 6,5 gramas de gordura monoinsaturada, 2,3 gramas de carboidratos, 3 gramas de fibras, 3 miligramas de vitamina C, 32 microgramas de vitamina A/caroteno, 2,1 miligramas de vitamina E, 11 microgramas de ácido fólico/folato, 326 miligramas de potássio e 36 miligramas de fósforo.

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Devido a sua grande quantidade de vitaminas e ácido fólico, o abacate faz bem para o coração, ajudando a regular os níveis de homocisteína. Essa é uma substância que, se em grande quantidade no nosso organismo, origina um grande risco de ocorrência de doença cardíaca. A vitamina E, glutiona e gordura monoinsaturada que essa fruta contém também ajudam na manutenção do coração, dando a ele mais saúde e melhorando suas funções.

O combate ao colesterol é outro aspecto pelo qual o abacate pode ser louvado. A fruta é rica em um composto chamado beta-sitosterol, comprovadamente eficaz na redução dos níveis de colesterol no sangue. Estudos mostram que pacientes que incluíram esse alimento em sua dieta por apenas 7 dias tiveram uma redução de 17% no nível de colesterol total do sangue e 22% no chamado colesterol ruim e triglicérides, além de um aumento de 11% nos níveis de HDL e no colesterol bom. Por ser rico em potássio, ele ainda ajuda a controlar os níveis de pressão arterial.

Como se isso tudo não fosse suficiente, o abacate possui ação antioxidante e anti-inflamatória, age contra a prisão de ventre e perturbações digestivas, auxilia na desintoxicação do fígado, evita a fadiga mental, ajuda na formação de ossos e dentes e fornece energia, aumentando a nossa disposição.

Moderação no consumo do abacate

Atenção! O abacate é um alimento gorduroso, então não pode ser consumido de maneira desenfreada. O ideal é que as suas gorduras monoinsaturadas substituam as saturadas – basta cortar o excesso de carnes vermelhas, queijos amarelos e na manteiga.

Abacate no kit de beleza

Se você não gosta do sabor, saiba que essa fruta é tão poderosa, que você poderá usufruir de seus benefícios mesmo sem incluí-la na sua dieta. Devido a suas grandes quantidades de óleos naturais e vitaminas, o abacate é um excelente restaurador e conservador, transformando-se em um grande aliado para os cabelos e a pele.

Veja duas receitas caseiras:

Máscara para pele

- 2 colheres de sopa de abacate

- 1 colher de sopa de mel

Como fazer:

Bata os ingredientes no liquidificador e aplique na pele limpa, deixando agir por 15 minutos. É ideal para quem tem pele seca porque tem um potencial hidratante muito forte. A máscara forma uma espécie de película que age na revitalização do tecido.

Máscara para cabelo

- 1/2 abacate

- 1 colher de sopa de óleo de amêndoa

- 1 copo de iogurte natural

Como fazer:

Bata os ingredientes no liquidificador e aplique o creme nos cabelos. Envolva-os num papel laminado e deixe agir por 20 minutos. Depois, lave o cabelo normalmente. A máscara vai dar brilho e hidratar o cabelo.

Você tem algumas dicas de receitas com abacate? Quais outras frutas que você come no seu dia a dia e que fazem bem para saúde?

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ