Dietas

02/07/2014 09:00 - Atualizado em 03/12/2016 12:23

Whey protein engorda? Tire suas dúvidas sobre o suplemento

É possível: whey protein engorda se você consumi-lo de forma incorreta.

POR

Redação

  • +A
  • -A

Mesmo o suplemento alimentar mais consumido no mundo atualmente não é livre de controvérsias. O whey é usado principalmente entre quem faz musculação, para obter hipertrofia (aumento de massa muscular). Mas uma das dúvidas de quem não conhece bem esse alimento é se whey protein engorda. Então vamos descobrir essa e outras respostas agora.

Whey protein engorda?

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Essa questão põe em xeque a imagem do suplemento, que está tão relacionado à boa forma. Mas não há motivo para desconfiar do whey protein. O fato é que ele cumpre muito bem as funções para as quais é designado. 

Antes de tudo, é importante saber direitinho o que é, afinal, o whey protein. Trata-se da proteína do soro do leite, extraída durante o processo de transformação do leite em queijo. 

Tem um altíssimo valor biológico, proporcionalmente maior do que a carne de frango, de gado, peixe, ovos e laticínios. O whey protein também tem uma alta concentração de glutamina e BCAA (aminoácido ramificado), isso tudo sem adição de colesterol e gordura. 

Pode ser consumido de várias maneiras, misturado com água ou leite ou então no preparo de uma série de receitas, doces ou salgadas, sem perder suas propriedades.

Benefícios

O whey protein é muito usado por quem pratica musculação, porque tem proteínas que são rapidamente absorvidas pelo organismo. Quando uma pessoa está malhando, ela provoca intencionalmente o rompimento das fibras, objetivando que o organismo trabalhe na sua reposição, aumentando, assim, a quantidade de massa magra (músculos) no corpo. 

A matéria-prima dessa reposição vem dos alimentos que consumimos, então é fundamental que nossa alimentação esteja de acordo com essas necessidades. O whey é tão bom para quem faz musculação justamente por oferecer os nutrientes necessários para quem pratica esse tipo de exercício.

Para quem não se exercita, whey protein engorda?

Se não for consumido da maneira correta, ele pode, sim, levar a um aumento de gordura e peso. Essa é uma regra que vale praticamente para qualquer alimento – o excesso nunca é saudável. Por exemplo, se você incluir uma grande quantidade de whey protein na alimentação esperando um milagre e não fizer exercícios físicos, ele pode até engordar.

A verdade é que a resposta para a pergunta “whey protein engorda?” é menos simples do que pode parecer. Isso porque o suplemento pode ter como consequência o ganho de massa magra, o aumento de peso e gordura ou mesmo o emagrecimento. Tudo depende da sabedoria da pessoa que o consome.

Assim, a melhor dica para quem pensar em usar o suplemento é buscar a orientação de uma nutricionista. Ela vai poder ajudar a criar o seu cardápio para atingir os objetivos propostos.

As contas do Whey protein

Se você ainda tem receio e acha que o whey protein engorda, saiba que tudo o que precisa fazer é contar. Em média, uma dose do suplemento contém 120 kcal, com 24 gramas de proteínas. 

Alguns especialistas afirmam que, para ganhar massa muscular, você precisa ingerir diariamente 2 gramas de proteínas para cada quilo do seu corpo. Basta fazer um cálculo de qual a sua necessidade energética diária em quilocalorias que você vai ter uma estimativa bem aproximada do quanto poderá consumir de whey por dia de maneira saudável.

Além da musculação

A hipertrofia não é, no entanto, o único objetivo que o whey protein pode cumprir. O suplemento também é consumido por quem precisa complementar a carga de proteínas por outros motivos e evitar a perda de massa magraE até para emagrecer, em alguns casos, pois você pode usá-lo em receitas que vão lhe dar a mesma sensação de saciedade que outros alimentos, mas consumindo um número menor de calorias e gorduras.

Gostou do texto ? Deixe seu comentário!

Comentários

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

SERVIÇOS PARA VOCÊ